Setecidades Titulo Entre 18 e 29
Jovens são maioria das vítimas fatais no trânsito
Por Evandro De Marco
15/11/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Levantamentos feitos em São Bernardo e Santo André apontam que a maioria das vítimas fatais em acidentes de trânsito tem idade entre 18 e 29 anos. Os dados preocupam as autoridades, que começam a estudar medidas para tentar inibir o crescimento deste índice.

De acordo com o delegado de Trânsito de São Bernardo, Gilmar Bessa, dados do Setor de Inteligência da Delegacia Seccional da cidade mostram que, em 2010, ocorreram 47 mortes no sistema viário do município e “70% das vítimas fatais foram pessoas com idade entre 18 e 29 anos.”

A estatística é corroborada pelo levantamento do DST (Departamento de Segurança de Trânsito) de Santo André. Das 15 mortes em decorrência de acidentes de trânsito no primeiro semestre deste ano, nove estavam nessa mesma faixa etária.

Para combater este problema, o delegado de São Bernardo convocou reunião com representantes de todas as autoescolas da cidade . O encontro vai acontecer dia 18, na sede da Associação dos Despachantes Documentalistas, na Avenida Armando Ítalo Setti, 61, no Centro. “Precisamos melhorar a formação destes jovens que vão assumir o volante”, diz Bessa. Quem não comparecer corre o risco de não ter a licença renovada no início do ano, alerta o delegado.

Para conseguir a carteira de habilitação são necessárias pelos menos 20 horas de aulas práticas de direção, além de curso no CFC (Centro de Formação de Condutores). Contudo, Bessa admite falhas no controle do sistema de aulas em que alguns alunos apenas marcam presença com registro da digital no leitor óptico e deixam a autoescola sem o treinamento. “Vamos intensificar a fiscalização”, promete.

São Bernardo tem mais de 40 autoescolas e, toda semana, cerca de 500 pessoas são submetidas aos testes para habilitação. Cerca de 20% delas são reprovados, média alta para o delegado. “Precisamos de motoristas mais treinados com relação à direção segura.” Outra medida que está em estudo são palestras sobre os perigos do trânsito em escolas do Ensino Médio da cidade.

 

Álcool e drogas impulsionam índices

 

Apesar das insistentes campanhas, muitos jovens ainda perdem a vida devido à mistura de álcool ou drogas com a direção de veículos.

Em Santo André, segundo levantamento do DST (Departamento de Segurança de Trânsito), 33% dos 20 jovens que morreram em 2009, vítimas de acidentes de trânsito, apresentavam sinais de embriaguez ou de estarem sob efeito de drogas. Um comerciante de 27 anos, por pouco não fez parte desta estatística quando voltava de um bar. “A gente acha que nunca vai acontecer e até pensa que dirige melhor quando bebe. Quase tive que morrer para perceber que estava completamente enganado”, diz o rapaz.

Outro indício da ligação entre acidentes graves e o consumo de álcool ou drogas é que os casos com vítimas fatais se concentram mais nas noites e madrugadas de fim de semana, das 16h às 24h e das 2h às 6h, segundo dados do DST de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;