Cultura & Lazer Titulo Lançamento
Bispo: entre o mito e a realidade
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
23/05/2010 | 07:19
Compartilhar notícia


Louco? O sergipano Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) produziu um conjunto de cerca de 800 obras enquanto viveu internado na Colônia Juliano Moreira, antigo hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro. Na visão artística, peças de uma ‘contemporaneidade incontestável'. Mas, para Bispo, era a recriação do mundo enquanto ele esperava seu encontro com Deus.

A vida e a história do artista chegam agora em novo livro, Arthur Bispo do Rosário - A Poética do Delírio (Editora Unesp, 221 págs., R$ 48), da historiadora Marta Dantas. A autora diz que pretendeu fazer uma "escuta poética" do mundo do artista.

O resultado é uma obra com muita informação biográfica e relatos curiosos. Na segunda parte do livro, Marta investiga a experiência de Bispo com a morte, "uma experiência trágica que resultou na transformação da sua vida, na criação de sua mitopoética, na transfiguração do horror da morte em ilusão".

Mais de 60 páginas são reservadas para fotos das obras, com destaque para o belo Manto da Apresentação. O livro pode ser adquirido pelo telefone 3107-2623 ou www.editoraunesp.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;