Economia Titulo Confiança
Estudo mostra que 57% das empresas planejam aquisição
Por
16/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais da metade das companhias globais estudam fazer aquisições ou fusões nos próximos 12 meses, revela o estudo Capital Confidence Barometer, divulgado ontem pela consultoria Ernst & Young. Segundo o levantamento, 57% das empresas analisam esta possibilidade - em novembro, quando foi apresentado o primeiro estudo sobre o assunto, o índice era 33%.

Os empresários brasileiros estão entre as mais otimistas: 83% dos 25 executivos ouvidos no País disseram estar mais confiantes. Austrália (93%), Índia (91%) e China (80%) também aparecem na liderança do otimismo. A confiança é menor no Reino Unido (57%), Estados Unidos (56%) e França (44%).

Foram entrevistados 817 executivos de grandes companhias de 51 países. O estudo, realizado no fim de março pela Ernst & Young em parceria com a Economist Intelligence Unit (EIU), mostra ainda que 40% dos entrevistados acreditam que a crise financeira irá acabar nos próximos 12 meses, ante 30% no levantamento anterior.

Além disso, 64% dos executivos se mostram mais confiantes em relação às perspectivas para as economias de seus países. Os graus mais altos de confiança foram detectados na Austrália e na região da Ásia-Pacífico.

O levantamento mostra também que 61% dos entrevistados esperam que a crise vai terminar em suas companhias dentro de 12 meses, ante 49% no ano passado - os maiores níveis de confiança foram verificados no setor automotivo; o de energia é o menos confiante, com 59%.

Diante disso, 47% das empresas agora esperam fazer aquisições nos próximos seis meses - alta de 22 pontos percentuais na comparação com o ano anterior. "Está claro que as companhias agora estão mais dispostas e aptas a fazer aquisições, com muitas procurando realizar investimentos que haviam sido adiados", diz Pip McCrostie, vice-presidente global de serviços consultivos de negócios da Ernst & Young.

Em relação ao acesso à capital e ao crédito, 61% dos executivos disseram que as condições melhoram nos últimos seis meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;