Setecidades Titulo SUS
Sto.André registra excesso de cartões

Prefeitura pretende melhorar controle de cadastros e retirada de documento

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
10/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), declarou nesta semana que o município possui 1,2 milhão de pessoas com o cartão do Sistema Único de Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, são 941.015 cadastrados até setembro, sendo cerca de 300 mil a mais que a população da cidade. No entanto, a Pasta federal comunicou que a Prefeitura possui sistema próprio de registro e o número pode estar desatualizado. Nenhuma outra cidade da região tem mais cadastrados do que habitantes.

A professora de Saúde coletiva da Faculdade de Medicina do ABC Vânia do Nascimento afirma que o fenômeno pode acontecer. "A região possui população muito densa, e isso pode acontecer por conta de famílias que se mudam para cidades vizinhas. Também existe a possibilidade de ser por causa da facilidade que alguns municípios oferecem para tirar o cartão. Além de tudo isso, muitas pessoas possuem a visão de que se quiser ser atendida em alguma cidade específica, tem que tirar o cartão na mesma cidade", explicou.

Porém, Vânia ressalta que o problema tem de ser resolvido. "O banco de dados precisa ser revisto para acertar essa quantidade. Esse número não demonstra a demanda real do município porque é muito maior do que a população local."

O Cartão SUS serve para o morador marcar consultas com médicos especialistas e retirar remédios gratuitamente em unidades de Saúde. A Prefeitura informou que já está tomando medidas para regularizar o cadastro, e que tem feito cruzamento de dados e controle maior na retirada do documento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;