Esportes Titulo Jogos Abertos
Sto.André põe fim à hegemonia no hande
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
18/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Sobraram emoção, rivalidade e qualidade técnica na final do handebol feminino dos Jogos Abertos do Interior. A Metodista/São Bernardo/Besni, atual hexacampeã paulista e então pentacampeã consecutiva da competição, encontrou pela frente um Santo André mordido com a derrota na decisão do ano passado, em Mogi das Cruzes.

A partida, disputada em alta tensão, terminou empatada por 20 a 20. A igualdade persistiu na primeira (26 a 26) e na segunda prorrogações (28 a 28) e o título só foi decidido no tiro de sete metros, o pênalti do handebol. A jovem Déborah Hannah, considerada uma das principais revelações do esporte e que foi convocada para a Seleção Brasileira principal com apenas 18 anos, desperdiçou a cobrança para São Bernardo e foi decisiva para a derrota por 30 a 29.

O grande destaque do jogo foi a goleiro Flávia Vidal, que segurou o potente ataque de São Bernardo. Com defesas espetaculares, ela mantinha o placar justo até os instantes finais. Restando menos de um minuto para o fim do tempo regulamentar, São Bernardo vencia por um gol de vantagem, mas sofreu o empate e o jogo foi para a prorrogação.

O equilíbrio entre as equipes prevaleceu até que, no tiro de sete metros, Débora Hannah tentou tirar demais da goleira andreense e acabou acertando o travessão, dando início à gigantesca festa de Santo André no Ginásio da FIB, com direito a peixinho e muito mais.

O técnico Eduardo Carlone lamentou a derrota de São Bernardo, mas enalteceu a eficiência de Santo André no jogo. "Foi uma partida muito equilibrada, tanto que tivemos duas prorrogações e o título foi decidido no tiro de sete metros. Nossas adversárias foram mais eficientes e acabaram com o título, depois de diversas vitórias de São Bernardo no clássico", lembrou o treinador.

 

FUTEBOL
São Bernardo decide hoje vaga na semifinal dos Abertos. O time comandado pelo técnico Paraná encara São José do Rio Preto, representado pelo América, às 15h, no Estádio Edmundo Coube. Quem vencer enfrenta Ribeirão Preto, que ontem passou por São José dos Campos, nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.

 

São Bernardo supera São Caetano e leva ginástica rítmica

Outra disputa regional movimentou a ginástica rítmica. São Bernardo e São Caetano lutaram ponto a ponto pelo título da modalidade. As são-caetanenses levaram a melhor nas disputas individuais, mas as são-bernardenses foram mais eficientes no conjunto e ficaram com o título.

Na disputa individual as ginastas foram avaliadas no arco, mãos livres, bola e fita. Nas provas de conjunto, cada cidade realizou duas apresentações, que também são avaliadas pelos mesários. A soma das notas individuais e de conjunto determinou o campeão da modalidade.

Assim que soube o resultado, a técnica de São Bernardo, Cristina Jacobini, extravasou. "Fazer ginástica exige muita entrega, principalmente das atletas. Estou feliz com a conquista deste título. Várias pessoas também fazem parte desta conquista", ressaltou.

Na Segunda Divisão, Mauá, que sonhava com o título, acabou em primeiro no individual e em terceiro no conjunto, terminando a competição com a medalha de prata.

 

Cotia será oficializada como sede em 2014

Cotia será oficializada hoje como sede dos Jogos Abertos do Interior de 2014. A cidade, localizada na região metropolitana de São Paulo, é candidata única e só espera que os protocolos sejam cumpridos para comemorar o fato de receber a competição pela primeira vez na história. O cerimonial está previsto para as 10h.

Chama atenção o fato de Cotia, com cerca de 200 mil habitantes, jamais ter figurado entre as potências esportivas do Estado, tanto que integra a Segunda Divisão e nos Abertos de 2011 terminou na modesta 26ª posição. Curioso é que como cidade sede, em 2014, Cotia será automaticamente promovida à Primeira Divisão.

Em 2013, a competição será disputada novamente em Mogi das Cruzes, assim como aconteceu em 2011. Isso porque como 2012 foi ano eleitoral, nenhuma cidade apresentou candidatura e a Secretaria de Esportes e Lazer do Estado solicitou que o município, por já contar com estrutura pronta, receba os Jogos.

 

Incansável, Hugo Hoyama disputa os Abertos pela 26ª vez

São 26 participações em Jogos Abertos, mas o mesa-tenista Hugo Hoyama garante que está motivado como se fosse a primeira vez. Ontem, ele estreou defendendo as cores de São Bernardo e ajudou o time a vencer São José do Rio Preto por tranquilos 3 sets a 0. Hoje, às 15h30, o desafio é diante de Pindamonhangaba.

"Adoro jogar tênis de mesa, ainda mais nos Jogos Abertos, que são mais divertidos. Estou muito motivado para ajudar a dar pontos para a cidade de São Bernardo", comentou o experiente jogador, 43 anos, que acumula função de técnico da equipe feminina, que ontem folgou na rodada e hoje estreia contra Piracicaba, às 14h.

Sem constrangimento, Hoyama assume que não faz ideia de quantas medalhas tem dos Jogos Abertos. "Olha, participo desde 1984, só não estive em duas ou três edições. Sempre que posso venho. Tenho um monte de medalhas na minha casa, mas não contei", brincou.

São Caetano, que deve disputar a medalha de ouro contra São Bernardo, também estreou com vitória fácil. O time, que conta com Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto, jogadores que compõem o elenco da Seleção Brasileira, passou sem dificuldade por Americana por 3 sets a 0. Hoje, a equipe volta à mesa para enfrentar o Marília, a partir das 15h30.

 

Depois de Londres, Diogo Silva estreia hoje no taekwondo

Pela primeira vez nos Jogos Abertos Diogo Silva não estará defendendo as cores de São Caetano. O taekwondista, que esteve na Olimpíada de Londres, mudou de lado e agora compete por São Bernardo. O lutador, principal nome brasileiro da modalidade, estreia hoje na quadra de luta montada no Sesi, em Bauru.

"Acima de tudo tenho compromisso profissional com São Bernardo. Vou dar o melhor nas lutas para colaborar com uma boa classificação da cidade", disse o lutador, que compete na categoria até 68 kg.

Além de Diogo, o taekwondo terá nomes importantes em ação hoje, como Márcio Wenceslau, de São Caetano, que carrega no currículo a Olimpíada de Pequim (2008), e seu irmão, Marcel, que compete por Pindamonhangaba.

No vôlei feminino, São Bernardo, após ter vencido São Caetano, ontem, por 3 sets a 2, vai em busca do bicampeonato contra o Osasco, às 14h de hoje, no Ginásio Panela de Pressão. Os times se enfrentaram na primeira fase e a equipe da região levou a melhor.

No masculino, São Bernardo também venceu Pindamonhangaba por 3 sets a 0 e decide vaga na final contra o forte time do Campinas, às 18h.

Atletas do Grande ABC estarão em ação em diversas modalidade hoje. No tênis feminino, por exemplo, a representante de São Bernardo terá duelo complicado contra jogadora de Bauru. Santo André, que disputa a Segunda Divisão, enfrenta Birigui no futsal feminino sub-21, enquanto que no masculino Mauá duela com Itapeva na categoria livre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;