Política Titulo
Mercadante apoia briga por recursos de refinaria
Por Luis Felipe Soares
do Diário do Grande ABC
17/09/2012 | 07:01
Compartilhar notícia


Em visita ao palanque do candidato a prefeito de Mauá Donisete Braga (PT), o ministro da Educação Aloizio Mercadante (PT) apoiou a briga do correligionário pela arrecadação de cerca de R$ 167 milhões ao ano do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido pela Recap (Refinaria de Capuava). Ele acredita que o dinheiro que deveria chegar aos cofres públicos do município seriam de extrema importância para futuras melhorias e que as outras cidades envolvidas na distribuição, que recebem de fato o imposto, não dependem tanto dessa verba.

"Mauá sempre foi injustiçada ao longo da história e ainda sofre. A cidade possui uma refinaria no setor petroquímico e não conta com a receita que deveria receber pelas atividades. Esse dinheiro precisa ser dividido", afirmou o senador. "São Caetano e Barueri já contam com bons orçamentos. Claro que eles têm direito sobre parte da receita, mas temos de lembrar que todo o equipamento está instalado em Mauá."

Ao lado de Donisete e do atual prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), o ministro participou de comício na hora do almoço, na Praça da Biquinha, na Vila Assis. Segundo o aspirante ao Paço, o companheiro nunca deixou de atender pedidos de visita à cidade e sempre foi solicito nos planos para trazer mais investimentos do governo federal ao município.

Mercadante revelou que irá aconselhar o prefeiturável, caso ele seja eleito e Mauá consiga efetivamente mais dinheiro da Recap, a investir a arrecadação em projetos educacionais. "O governo federal está lutando para que todo os royalties do petróleo sejam exclusivamente aplicados na Educação, seja dos municípios, do Estado ou da União", explicou o petista, ressaltando que no dia em que o Brasil não tiver mais da onde tirar petróleo, as próximas gerações já terão um País mais desenvolvido quanto ao conhecimento.

O discussão sobre a concentração do ICMS da refinaria em Mauá fez Donisete viajar até o Rio de Janeiro no mês passado para debater o assunto com a presidente da Petrobras, Graça Foster, e com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Na ocasião, o petista se mostrou otimista quanto ao desdobramento da questão protocolada.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL

Durante sua passagem por Mauá, Mercadante se comprometeu mais uma vez a levar para a cidade unidade da UFABC (Universidade Federal do ABC). "Não há força nesse Estado que vai impedir de Mauá ter a universidade federal. O terreno existe e está bem bonito na entrada da cidade. Não adianta vir outro projeto para a área pois ela já está separada", pontuou.

Ele completou o discurso apontando a cidade de Campinas como exemplo a ser seguido, uma vez que grande parte de se desenvolvimento se deve à inauguração da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na década de 1960.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;