Esportes Titulo Falta de manutenção
Descuido interdita half
pipe de São Bernardo

Prefeitura mantém local descoberto e ação do
tempo apodrece madeira e cria poças de água

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
23/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andrea Iseki/DGABC


Há pelo menos cinco meses nenhum skate desliza pelo half pipe do Parque da Juventude Città Di Marostica, em São Bernardo. No lugar das manobras radicais, nascem fungos por baixo das madeiras que descolaram por conta do efeito do tempo. E a Prefeitura parece não estar incomodada com tal situação.

Procurada pelo Diário, o poder público limitou-se a dizer, por meio de nota oficial, que “o half pipe está interditado por necessitar de manutenção. No final do ano a administração criou grupo de trabalho que está empenhado em solucionar o problema”, mas não estabeleceu prazos e nem deu detalhes sobre procedimentos que serão adotados para liberar o local para uso dos skatistas.

“É muito triste ver esse half pipe assim, abandonado. Seria um local fundamental para a molecada andar de skate e sair da rua, que é muito perigosa”, comentou o skatista profissional Rony Gomes, que é o atual campeão mundial na categoria vertical.

Rony seria apenas um dos centenas de skatistas famosos ou amadores que usariam o half pipe de São Bernardo para a prática da modalidade. Os andreenses Karen Jonz, bicampeã mundial, e Ítalo Penarrubia, medalha de ouro no X-Games de 2010 na disputa entre os amadores, também treinavam diariamente no local e, assim, incentivavam e ensinavam os mais jovens.

“Se estivessem em boas condições, os melhores skatistas do Brasil viriam andar aqui, com toda certeza. O lugar é muito gostoso, o parque é maravilhoso e o clima também, bastante familiar. Isso serviria de exemplo para formarmos novos campeões no skate, mas estamos desperdiçando essa grande oportunidade”, ressaltou Rony Gomes.

Para suprir a falta de local para treinos, o skatista resolveu construir, há dois anos, seu próprio half pipe, em sítio da família, localizado na cidade de Atibaia. Ele conta que investiu R$ 150 mil no espaço. “Lá cuido muito bem, limpo sempre para ficar impecável. Isso com certeza não acontece em São Bernardo, que está abandonado. Se não tivesse construído meu half não teria condições de competir em alto nível com os skatistas estrangeiros”, projetou Rony, que se desloca pelo menos quatro vezes por semana de São Paulo, onde mora, para Atibaia.

DESGASTE
Inaugurado em agosto de 2007, o half pipe do Parque da Juventude passou por ampla reforma em 2011, quando foi reinaugurado com festa grandiosa para 15 mil pessoas. Como é em forma de U, composto de madeira e descoberto, a água da chuva fica empoçada na parte inferior e, consequentemente, acelera o desgaste do equipamento.

O problema foi informado várias vezes para os administradores do parque e até mesmo diretamente à Secretaria de Esporte e Lazer. Inconformada com a situação, Karen Jonz tomou atitude extrema em 2012 e comprou do próprio bolso lona no valor de R$ 4.000 para cobrir o local. Segundo a skatista, os funcionários do parque não usaram e a consequência foi o desgaste paulatino até a necessidade de interditar o espaço. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;