Diarinho Titulo
Falta de visão, não de talento
Por Caroline Ropero
Especial para o Diário
20/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Pedro de Melo, 8 anos, de Diadema, começou no piano há dois anos e já sabe tocar bem. Ao sentar em frente ao instrumento, posiciona as mãos entre as teclas brancas e pretas e começa a tocar uma das canções que mais gosta: Marcha Soldado. Como qualquer aluno de música, é apaixonado pelo assunto e quer ser profissional.

A deficiência visual do garoto nunca o impediu de se aproximar da arte. "Também toco chocalho, pandeiro, tambor e quero aprender violão", explica Pedro, que tem aulas de música no Instituto de Cegos Padre Chico, em São Paulo. As amigas Pâmela do Carmo, 8, e Mell Rodrigues, 7, cantam no coral do Instituto. "Quero ser cantora de música infantil", conta Pâmela, que também toca piano. A amiga quer aprender flauta. "Acho o som lindo". Os três aprendem as notas com os ouvidos e as mãos. Por isso, desenvolvem mais o tato e audição do que quem enxerga.

O deficiente visual pode tocar qualquer instrumento. Para facilitar, há vários materiais em braille (sistema de leitura com o tato) como partituras, máquinas de escrever, impressora e computador. "Existem dicas e procedimentos para que todos possam ter igualdade de condições ao aprender música", explica Isabel Bertevelli, educadora musical do Instituto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;