Memória Titulo Memória
Suécia, Scania e a Willys Overland

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Quinze dias de férias, e quanta coisa pra contar. Conversamos com um jornalista sueco, Henrik Brandão Jönsson, correspondente no Brasil pelo jornal Dagens Nyheter (www.dn.se), “o maior jornal da Escandinava”. Henrik prepara uma matéria sobre a Scania e queria saber como foi que a empresa chegou ao Brasil, nos anos 1950. E também um panorama sobre a criação da indústria brasileira de automóveis.

Lembramos de um texto que preparamos alguns anos atrás, de suporte, inédito, quando fizemos o livro dos 50 anos da Scania, e passamos ao Henrik. E lembramos da foto de hoje, que recebemos em 23 de janeiro do leitor Amauri Cabrino. Uma coisa se encaixa na outra. E assim dividimos essa experiência com vocês. Amanhã tem mais.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 7 de fevereiro de 1984 – Ano 26, nº 5437

Manchete – Recuperação econômica do País é viável, diz Shultz (George, secretário de Estado dos EUA, em visita ao Brasil).

Inflação – Salários terão reajustes de 70,9% em março.

Santo André – Dom Cláudio Hummes pediu aos moradores do Sítio dos Vianas, em Santo André – Quinhão 24 –, que lutem por melhores condições de vida.

Polícia – Incêndio destrói grande parte das dependências da Transportes Pantera: Avenida Valentim Magalhães, 3.300, Vila Humaitá.

EM 7 DE FEVEREIRO DE...

1954 ­– Inaugurado o armazém da Cooperativa de Consumo dos Trabalhadores Sindicalizados de São Bernardo: Rua Jurubatuba, 116-B.

1969 – Luiz Olivieri é nomeado subprefeito de Utinga, em Santo André. Organizou a Subprefeitura de Utinga e foi seu único subprefeito, até a extinção do cargo.

DO GRUPO CABANA

Hoje é o aniversário da professora Ásia Silva de Castro. Ela nasceu em Conquista (MG), em 7-2-1933. Faz parte do grupo de professoras aposentadas que se denomina Cabana. Colaboração: professora Olga Eliza Cocito.

Testes na VW

Texto: Enio Campoi (*)

Um dia, caminhando pela fábrica, encontro o jornalista Reginaldo Finotti, que me perguntou o que eu estava fazendo na Volks. Disse que estava na área de propaganda e ele me perguntou se eu não gostaria de trabalhar na assessoria de imprensa da montadora. Falei que era formado em Propaganda e que desejava continuar naquele departamento. Dez dias depois, recebo um comunicado dizendo que eu tinha que conversar com o diretor de relações públicas. Mais uma vez meu sonho de atuar em publicidade ia água baixo. Fui praticamente comunicado da mudança. Fiz um novo teste para mudar de área, mas ao menos com a mudança também veio um aumento salarial. Eu já estava ganhando, após três meses, o triplo do que ganhava na Scania”.

Nota ­– O posto de gerente de comunicação corporativa da Volkswagen, que um dia foi meu, desde setembro de 2009 está sob a responsabilidade de meu filho, Fernando, que, apesar de atuar na mesma área, jamais trabalhou ao meu lado na Mecânica.

(*) Enio Campoi é jornalista. Natural de São Caetano, mantém há 40 anos a agência Mecânica de Comunicação, especializada em automobilismo

HOJE

Dia Nacional do Gráfico e Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

SANTOS DO DIA

Coleta (religiosa belga: 1381-1447); Eugênia Smet (religiosa francesa: 1825-1871); Ricardo de Toscana (monarca inglês falecido em Luca, Itália, em 722); Teodoro.

FALECIMENTOS

Oswaldo Lavrado

(São Caetano, 9-8-1941 – São Bernardo, 5-2-2014)

Oswaldo Lavrado foi um brilhante jornalista e radialista esportivo. Iniciou carreira conosco, no Diário, no tempo dos mestres Fausto Polesi, José Louzeiro e Hermano Pini Filho. Escrevia e falava otimamente bem. Tanto que não titubeou em fazer parte da equipe de esportes de Rolando Marques, a Voz de Ouro do Grande ABC.

Eram: Os Craques do Rádio, cuja última fase foi comandada por Lavrado. Permaneceu na Rádio Diário do Grande ABC até a mesma ser vendida. Passou, então, a escrever uma coluna de esportes na Folha do ABC, Tabelinha, que vai fazer falta.

Lavrado teve a sua semana aqui em Memória, em setembro de 2010. Comentava sempre que gostou da experiência de estar no alto da página. Ficaria triste em vir aqui para baixo. E não é que temos que batucar essas linhas no nosso retorno das férias.

Oswaldo Lavrado parte aos 72 anos. Foi sepultado ontem no Cemitério da Saudade, no bairro Cerâmica – a poucos metros da sua Vila São José, onde nasceu, cresceu, tornou-se homem e fez história.

SANTO ANDRÉ

Aura Viana Moura, 95. Natural de Guanambi (BA). Dia 18. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Croci Renzo, 87. Natural da Itália. Dia 15. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Maria de Lourdes Pacheco, 84. Natural de Portugal. Dia 18. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Andrelinba Araújo Rodrigues, 81. Natural de Anadia (AL). Dia 2. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

SÃO BERNARDO

Affonso Capitanio, 91. Natural de São Bernardo. Empresário. Dia 17. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO

Benedita Barbosa Pasti Guimarães, 90. Natural de Jundiaí (SP). Mãe da bibliotecária Ana Maria Guimarães Rocha. Dia 4. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Pedro Nóbrega da Fonte, 90. Natural de Portugal. Dia 6 de janeiro. Cemitério das Lágrimas.

Alfio Sergio Scartozzone, 77. Natural de Santo André. Supervisor financeiro. Dia 31. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

DIADEMA

Maria Pinto dos Santos, 77. Natural de Malacacheta (MG). Dia 25. Vale da Paz.

Agdeamario Lima Guimarães, 40. Natural de Valente (BA). Motorista. Daia 24. Cemitério Municipal.

MAUÁ

Doralice de Souza Tomas, 86. Natural de Canhotinho (PE). Dia 22. Cemitério Santa Lídia.

Acácio dos Santos Silva, 78. Natural de Guageru (BA). Vendedor. Dia 31. Vale dos Pinheirais.

RIO GRANDE DA SERRA

Agostinha Maria Correia, 84. Natural de Caruaru (PE). Daia 23. Cemitério São Sebastião.

Ercílio Donizete de Oliveira, 55. Natural de São Roque (SP). Dia 24. Cemitério São Sebastião.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;