Política Titulo São Caetano
Prefeitura estuda regularizar conselho em defesa da mulher

Departamento jurídico prepara decreto que regulamenta espaço para sociedade civil

Por Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
27/01/2014 | 07:02
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano, chefiada por Paulo Pinheiro (PMDB), vai publicar nos próximos dias decreto que regulamenta o Conselho Municipal de Direitos da Mulher. A proposta foi encaminhada pela sociedade civil e referendada pela assessora especial do Executivo, Gica Pinheiro (PMDB).

O departamento jurídico da administração informou que existe uma lei de fevereiro de 1998 que cria o grupo. Os advogados vão se basear na legislação para acertar os detalhes do conselho municipal e determinar qual é a melhor secretaria para abrigar a comissão.

O pedido para reativação do trabalho partiu das Promotoras Legais Populares de São Caetano, entidade ligada ao MPD (Ministério Público Democrático). “Encaminhamos minuta que determina o regimento. A Prefeitura vai analisar qual é a melhor saída. Esperamos que seja deliberativo e consultivo”, afirmou a presidente do movimento, Verônica Alencar.

A comandante da entidade recordou que o trabalho das Promotoras Legais de São Caetano começou em 2003, quando o governo federal criou a Secretaria de Políticas paras as Mulheres. “O grupo participou de seminários que discutiam a violência contra a mulher. Para ter parâmetro, era necessário, no mínimo, um conselho municipal. Em São Caetano não tínhamos nada nesse sentido. Era difícil obter informações”, constatou.

Ainda não existe definição de quantos integrantes o conselho terá (o número varia de acordo com a Pasta a que ele responderá). “Posso garantir que todas serão conhecedoras da Lei Maria da Penha (11.340/06) e do direito a favor da mulher”, reiterou Verônica.

O vereador Pio Mielo (PT) foi um dos interlocutores da reunião no Paço para instituir o conselho. “O nosso governo demonstra postura democrática de levantar a lei e regularizá-la”, destacou o petista.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;