Setecidades Titulo Desafio
Soluções simples ajudam a melhorar o mundo, acreditam estudantes

Alunos de Diadema, São Bernardo e São Caetano colocam ideias sobre o futuro no papel

Por Drielly Gaspar
Especial para o Diário
05/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Alunos de Diadema, São Bernardo e São Caetano que participaram ontem do Desafio de Redação viram o tema 2020: O que eu posso fazer para mudar o meu mundo? como oportunidade de mostrar o que pensam.

Na EE Professor Carlos Pezzolo, em São Bernardo, temas parecidos foram discutidos em sala de aula, o que, para a professora de Língua Portuguesa Rosa Maria Morgan, ajudou os alunos. “Conversamos sobre violência e cuidados com o meio ambiente e acredito que esse foi um modo de fazê-los pensar.”

Os alunos concluíram que se as mudanças não começarem agora, no futuro será mais difícil. Alguns acreditam que a convivência e o auxílio mútuo são necessários. “As pessoas precisam trocar informações e ajudar umas às outras a melhorar”, afirma a aluna do 9º ano Natali Soares de Sousa, 14 anos.

Paulo Ricardo de Oliveira, 15, também do 9º ano, vê no esporte uma saída. “O esporte proporciona disciplina e respeito, coisas que faltam para que as mudanças aconteçam.”

O aluno do 3º ano do Ensino Médio Paulo Sérgio Lima, 19, sente que a questão da mobilidade pode ser resolvida com solidariedade. “Dar carona para pessoas que trabalham ou estudam com você diminui o fluxo de carros.”

A solidariedade também foi mencionada na EE Vila Santa Maria, em Diadema. A aluna do 9º ano Débora Gomes, 14, sonha em ser dentista e fazer trabalhos voluntários. “Conseguirei ajudar muita gente.”

Jhully Mesquita, 15, do 1º ano do Ensino Médio, vê a resposta para os problemas nos trabalhos voluntários. “Acho que quando uma pessoa se dispõe a ajudar o próximo, as coisas tornam-se mais iguais.”

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e tem apoio da Ecovias. A melhor redação entre os alunos do último ano do Ensino Médio será premiada com bolsa de estudos na USCS. As provas vão até o dia 23.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;