Sua Saúde Titulo
Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é degenerativa, progressiva e compromete o cérebro causando diminuição da memória, dificuldade no raciocínio

Por Leo Kahn
23/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A doença de Alzheimer é degenerativa, progressiva e compromete o cérebro causando diminuição da memória, dificuldade no raciocínio, pensamento e alterações comportamentais. Pode manifestar-se já a partir dos 40 anos, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica.
O grau de comprometimento varia de paciente para paciente e também de acordo com o tempo de evolução da doença. Na fase final, o paciente torna-se totalmente dependente de cuidados. Cerca de 4,5 milhões de americanos, atualmente, são portadores de doença de Alzheimer, que é responsável por 100 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa de morte em adultos.
No Brasil, não temos dados estatísticos concretos sobre a doença, porém podemos afirmar que a presença da doença de Alzheimer também é significativa em nosso País, atingindo cerca de 1,2 milhão de brasileiros.
Sabe-se que, a partir dos 65 anos, de 10% a 15% dessa população será afetada e que a partir dos 85 anos, praticamente a metade dos indivíduos apresentará a doença.

Sintomas
Perda gradual da memória, declínio no desempenho para tarefas cotidianas, diminuição do senso crítico, desorientação tempo-espacial, mudança na personalidade, dificuldade no aprendizado e dificuldades na área da comunicação.

Fatores de risco
O único fator de risco bem conhecido e aceito universalmente é a idade. Aceita-se que seja uma doença idade-dependente: à medida que a idade avança, maior é a probabilidade de sua ocorrência.
Parece claro que a doença não tem uma única causa,sendo provavelmente devida a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Estudos sugerem fortemente que as mulheres sejam mais afetadas do que homens mas, como a expectativa de vida das mulheres é pelo menos 5 anos maior que dos homens, essa correlação ainda precisa ser estatisticamente ajustada e esclarecida.
Outros possíveis fatores de risco têm sido estudados, porém com pouco resultado prático como: exposição ou ingestão de substâncias tóxicas como álcool, alumínio, chumbo, e solventes orgânicos, medicamentos diversos, trauma craniano, exposição à radiação, estilo de vida, estresse, infecções, doenças imunológicas e câncer.

Dicas
Declínio progressivo da memória e de outra função mental, sem alteração de consciência, sintomas iniciais entre 40 e 90 anos, ausência de outras condições que justifiquem o quadro demencial, demência confirmada por avaliação clínica e neuropsicológica.
,
Trabalho
Talvez a maior perda que o indivíduo possa sofrer seja quando é afastado compulsoriamente de seu trabalho.Vários fatores vão determinar de que maneira esse afastamento será realizado, porém, a melhor estratégia, se possível, é a preparação.

Dirigir
O bom senso nos diz que essa atividade é perigosa e deve ser restringida; apesar de o paciente aparentar autossuficiência, dirigir é um ato complexo, dependente de reflexos, rápidas tomadas de decisão, que invariavelmente estão comprometidos em maior ou menor grau.

Dinheiro
O controle do dinheiro e dos seus bens é importante e traduz sentimentos de independência e de senso de responsabilidade. Desta maneira, é fundamental para o paciente que essa transição seja suavemente administrada.

Objetos perigosos
Devem ser afastados especialmente os pontiagudos, cortantes, quebráveis ou pesados. Ferramentas, lápis, objetos de vidro e cerâmica, pequenos objetos como alfinetes, agulhas, botões, moedas e outros passíveis de serem engolidos também devem ficar inacessíveis.

Quarto
As camas convencionais facilitam as saídas espontâneas. As mais baixas minimizam os efeitos de uma eventual queda.

Banheiro
Soluções, medicações e produtos tóxicos devem ser removidos e guardados em local seguro e trancado. Tesouras, lâminas de barbear, lixas metálicas e outros objetos potencialmente perigosos também.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;