Turismo Titulo
Um passeio pelo Circuito das Águas
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
18/11/2004 | 14:23
Compartilhar notícia


Agora é de fato e de direito. O Circuito das Águas Paulista, composto por oito municípios - sendo seis estâncias hidrominerais, e que chega a receber em torno de 100 mil pessoas em um fim de semana de feriado prolongado -, foi oficialmente lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo. Um dos objetivos é promover roteiros e calendários integrados de eventos e, conseqüentemente, incrementar o fluxo de turistas na região. Integram o circuito Socorro, Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Pedreira e Jaguariúna. As duas últimas não são estâncias hidrominerais.

A criação do roteiro faz parte de um plano do governo estadual de unir as cidades de determinadas regiões em prol do turismo. Paralelamente ao das Águas, foi lançado também na última semana o Circuito Pólo Cuesta, formado pelas cidades de Anhembi, Aeirópolis, Botucatu, Bofete, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pradinho, Pratânia e São Manuel. Neste ano, o Estado lançou sete. Para 2005, estão previstos os lançamentos de mais nove roteiros turísticos. No total, serão 137 municípios beneficiados com o projeto, de acordo com o secretário de Turismo, Marco Antonio Castello Branco.

Novos atrativos - Embora o Circuito das Águas Paulista receba turistas desde a década de 30, atraídos pelas estâncias hidrominerais para tratamento de saúde, hoje, esse não é o único atrativo dos oito municípios localizados na Serra da Mantiqueira. Dessa forma, as cidades resolveram se unir em torno da divulgação de seus pontos turísticos. "O Circuito das Águas sempre existiu de fato, mas nunca de direito. Agora, são oito prefeitos que pensam e pedem coletivamente para os governos estadual e federal", afirma o economista Carlos Tavares, chefe da Divisão de Turismo da Prefeitura de Socorro, cidade-sede do circuito neste primeiro ano, também diretor de Relações Institucionais do recém-criado Consórcio Intermunicipal do Pólo Turístico do Circuito das Águas Paulista, integrado pelas prefeituras que compõem a região e pela Secretaria Estadual de Turismo.

Cada cidade tem uma peculiaridade, mas todas juntas se tornam mais atrativas ao turista. Otimista, Tavares acredita em um crescimento na próxima temporada de férias de verão - de dezembro a março - da ordem de 20% na região da Serra da Mantiqueira. O turista, inclusive, já tem à disposição o site www.circuitodasaguaspaulista.com.br, que traz calendário de eventos e alternativas de roteiros turísticos das oito cidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;