Cíntia Bortotto Titulo
Planejamento de carreira

Jovens devem iniciar seu plano para o futuro o mais cedo possível

Por Cíntia Bortotto
17/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Participei, na semana passada, da 9ª edição da Semep (Semana de Engenharia de Produção), organizada pela USP e UFSCAR no município de São Carlos. Ministrei workshop que teve como tema ‘Planejamento de carreira',  assunto que tem sido procurado cada vez mais cedo por jovens com o intuito de ter maior segurança no mercado de trabalho, que está mais dinâmico e competitivo.

Durante o evento, pude compartilhar com eles um pouco de minha experiência e, por meio de dinâmicas e de muita análise e autoconhecimento, aproveitamos para entender o que motiva cada um deles e como podem aproveitar suas competências de maneira que contemplem seus anseios e expectativas de carreira de forma condizente com suas personalidades. É claro que um bom trabalho de planejamento de carreira leva algum tempo; são diversos encontros e até mesmo meses de exercícios e conversas. No entanto, acredito que os  universitários presentes à manhã de estudos puderam sair de lá com mais clareza a respeito de seu futuro profissional e também acerca de si mesmos.

Ao estruturar um planejamento de carreira, o jovem traça um passo a passo de um promissor caminho no mercado de trabalho. Sempre pergunto a meus clientes: o que você quer ser? Aonde quer chegar? Pensar no processo, no caminho, ajuda a chegar lá. E neste contexto, o planejamento de carreira é como uma bússola, que lhe mostra quando seguir e para onde ir. Quando bem feito, pode se tornar um grande aliado para superar obstáculos. Quando se organiza bem o cronograma, os resultados são mais rápidos e satisfatórios.

Muitas pessoas, em diversas fases de suas carreiras, acabam me procurando para ajudá-los com o planejamento, mesmo executivos já maduros. Funciona muito bem. No entanto, acredito que quanto mais cedo este plano começar a ser feito, melhores são seus resultados e mais brevemente se colhem seus frutos. Além de trabalhar com universitários, como foi o caso dos alunos da USP e UFSCAR na semana, também venho desenvolvendo trabalhos com jovens ainda mais jovens, que estão no Ensino Médio. E o resultado é gratificante. É notório que a maior parte dos jovens que conheço que mais têm sucesso na carreira fez planejamento de carreira.

Fica aqui a dica. Se você é adolescente, universitário ou mesmo recém formado, aproveite para planejar seu futuro profissional e invista num programa de planejamento de carreira. Os benefícios para seu sucesso são imensuráveis. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;