Cultura & Lazer Titulo
Poeta ataca ações negativas em novo livro
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
27/04/2003 | 16:55
Compartilhar notícia


O escritor Cláudio Feldman lança nesta terça-feira no Espaço Troca Livros da Secretaria de Educação de São Bernardo (av. Wallace Simonsen, 188. Tel.: 4125-9122), às 19h, o livro de poemas De Rebus Pluribus. É a 39ª obra de Feldman, nascido em Bauru em 1944 e morador de Santo André desde 1959.

“De rebus pluribus, em latim, significa ‘sobre coisas diversas, variadas’,” diz o escritor. A obra congrega poemas escritos entre 1998 e 2001 e tem três partes: Destaxidermia, Sonetos e Etc. “Há os livros em que fixo um propósito, como Três Abutres (livro de contos), que aborda a violência com humor negro, e o romance sobre ópera que estou escrevendo. De Rebus Pluribus, por ser uma coisa solta, é mais leve. Para dar um mínimo de unidade, o dividi em compartimentos”, afirma.

O escritor, cuja primeira obra de poemas publicada, Ciranda de Mitos, data de 1969, não pretende agradar a todos. “Há pessoas que acham que um livro precisa de unidade. Mas Nelson Rodrigues já dizia que toda unanimidade é burra”, diz.

Taxidermia é a técnica de empalhar animais. Em Destaxidermia, Feldman usa bichos em pequenas fábulas para atacar as ações negativas do ser humano sobre si próprio. Cinismo, soberba e exploração do semelhante são alguns dos temas.

O tom de denúncia suplanta qualquer preocupação ecológica. Em O Camaleão e a Grã-Fina, por exemplo: “O camaleão/ Trepa no vegetal/ E a grã-fina idem/ Pois alpinista vegetal/ (...) O camaleão/ E a grã-fina/ Mudam conforme/ A ocasião/ Um nos matos/ Outra no status/ Mas ambos/ Répteis são”. Em Moscas: “A mosca fêmea/ Gera/ Numa só estação/Um sextilhão de herdeiros/ (...) Mais que moscas/ E seus contágios/ Se propagam/ No mapa/ As igrejas-pedágios”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;