Esportes Titulo Fórmula 1
Alonso vence a segunda em 2012
Por Fabricio Presilli
Especial para o Diário
25/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Alberto Salz/AE


Fernando Alonso conquistou uma das vitórias mais brilhantes da carreira no Grande Prêmio da Europa, realizado ontem, em Valência. Largando da 11ª posição, o espanhol fez prova consistente, assumindo a liderança depois de problema mecânico de Sebastian Vettel.

Foi o 29º triunfo da carreira de Alonso, que superou a sequência de sete vencedores diferentes nesta temporada e se tornou o primeiro piloto a faturar mais de um GP.

Kimi Raikkonen superou Lewis Hamilton em duelo pelo segundo lugar e conquistou o terceiro pódio de 2012. O inglês da McLaren vinha em prova segura até se envolver em acidente com Pastor Maldonado, que provocou seu abandono.

O incidente levou Michael Schumacher, que vinha em grande prova de recuperação, para terceiro, obtendo seu 155º pódio da carreira, o primeiro desde 2006.

Os dois brasileiros se envolveram em acidentes com Kamui Kobayashi em diferentes momentos da prova. No final Bruno Senna foi o 10º e Felipe Massa, terminou apenas em 16º.

A escalada de Alonso começou na largada, quando o espanhol ganhou três posições e subiu de 11º para oitavo. Ainda nas primeiras voltas, superou Nico Hulkenberg e Pastor Maldonado na pista, também tomando o posto de Kimi Raikkonen na primeira janela de pitstops.

Depois das paradas, o espanhol ficou em um pelotão liderado por Schumacher e formado por sete pilotos. Com precisão e arrojo, o bicampeão deixou para trás todos os adversários, livrando-se rapidamente da confusão.

A prova mudou com a entrada do safety car, na volta 27, depois de acidente entre Jean-Éric Vergne e Heikki Kovalainen.

Alonso contou com erro da McLaren na troca de pneus de Hamilton e saiu dos pits à frente do rival inglês, já em terceiro.

Na relargada, o espanhol partiu para cima de Romain Grosjean, o segundo. Com manobra firme passou o francês na curva 1. Poucos metros depois, viu o líder Vettel ficar lento, passando a ter pista livre na ponta.

Grosjean ainda ameaçou o espanhol por algumas voltas, até quebrar no giro 41. O ferrarista então controlou a vantagem sobre Hamilton e Raikkonen, que duelavam pela vice-liderança, até receber a quadriculada.

CAMPEONATO

Com a vitória, Alonso disparou na tabela do Mundial, com 111 pontos, 20 a mais que Webber, o novo vice-líder. Lewis Hamilton caiu para terceiro, com 88, enquanto Sebastian Vettel ficou em 85, na quarta posição.

A próxima etapa da temporada 2012 da F-1 é o Grande Prêmio da Inglaterra, que acontece em 8 de julho.

Bruno reclama de punição após toque com japonês

Uma punição mudou os rumos de Bruno Senna em Valência. Ele foi considerado culpado pelo toque com o japonês Kamui Kobayashi, na 20ª volta do GP da Europa.

"Estava no meu traçado. Acho que o Kobayashi ‘viajou'. Não sei porque tomaram esta decisão", disse o piloto da Willians.

Felipe Massa, também teve incidente com o piloto da Sauber, que atrapalhou ainda mais sua corrida. "Logo no começo, senti que alguma coisa quebrou no assoalho e perdi o balanço do carro de um momento para outro", afirmou, "O Kobayashi me tocou em uma curva e acabou com minha corrida."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;