Setecidades Titulo
Esporte e lazer no ‘ABC dos Bairros’
Paula Nunes
Do Diário do Grande ABC
06/04/2006 | 08:09
Compartilhar notícia


Não faltarão atividades de lazer, cultura e esportes na segunda edição do ABC dos Bairros, projeto de ação social do Diário em parceria com a Prefeitura de São Bernardo e apoio de empresas. No sábado, o evento vai ocorrer no distrito de Riacho Grande.

Uma das atrações será o ateliê de artes. No espaço, crianças terão instrução de artes plásticas sobre meio ambiente. “O Riacho Grande tem relação com esse assunto. Então, decidimos unir arte com conscientização ecológica”, explica a coordenadora do programa, Regina Maura de Martino. A oficina está preparada para receber crianças e jovens.

No fim do projeto, as pinturas serão unificadas formando dois painéis. Os trabalhos ficarão expostos no distrito depois do evento. “É uma oportunidade de interagirmos com a comunidade que não tem contato com artes plásticas”, considera Regina.

As crianças, aliás, ganham programação especial. Nos espaços livres, o projeto trará contadores de histórias, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, futebol de sabão, gincanas, brincadeiras e escultura com bexigas. Todas poderão participar ainda de oficina de capoeira da Fundação Criança. Alunos da entidade vão fazer apresentações e convidar as pessoas a participarem da roda.

Quem tiver em casa livros, CDs, discos de vinil e revistas em bom estado poderão levá-los até a EE Antonio Caputo e trocá-los por outros livros, CDs e vinis no Espaço troca-livro. A Orquestra Sinfônica de São Bernardo e o grupo de viola vão apresentar canções populares durante todo o evento.

O ABC dos Bairros terá ainda atividade esportiva para todas as idades. Quem tiver mais de 60 anos terá a oportunidade em conhecer os esportes praticados nos sete centros esportivos municipais e se inscrevem para participar das aulas depois do evento. Os esportes vão de dominó, xadrez, tranca, truco e bocha, aos mais dinâmicos, como vôlei adaptado e natação. A intenção é incentivar a comunidade a praticar esportes nas quadras localizadas em praças públicas nos fins de semana.

Os que já gostam de se exercitar na rua, praticando corrida ou caminhada, receberão dicas de professores de educação física sobre a maneira correta de caminhar, correr, como se alimentar e o que vestir. Sessões de dez minutos de ginástica laboral também fazem parte da programação. “Queremos divulgar os benefícios da atividade esportiva e que dá para se exercitar em qualquer idade e em qualquer lugar”, garante Roseli Ortega Aroche, da Secretaria de Esportes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;