Esportes Titulo
Goleiro do S. Caetano é titular no amistoso contra Austrália
Por Do Diário do Grande ABC
12/11/1999 | 00:46
Compartilhar notícia


A cena já é comum para quem vem de outras convocaçoes e sempre uma novidade para os marinheiros de primeira viagem. A 72 horas antes dos jogos, o técnico Wanderley Luxemburgo define o time para determinada partida e entao segue um ritual recheado de suspense.

Mao esquerda com coletes laranjas, o técnico vai caminhando por entre os convocados e os distribui com a direita. O contemplado sabe que é titular e o excluído entende que precisa se desdobrar no treino para chamar a atençao ou criar uma dúvida na cabeça de Luxemburgo. Para o primeiro amistoso com a Austrália, na madrugada de domingo, a equipe está definida, a nao ser por Ronaldinho, cortado na madrugada desta sexta (horário do Brasil). Ronaldinho Gaúcho está confirmado.

Durante 40 minutos, o time titular - com Gaúcho e mais Sílvio no gol; a defesa formada por Mancini, Fábio Bilica, Alvaro e Dedê; e o meio de campo com Marcos Paulo, Mozart, Alex e Denílson - treinou taticamente. Tinha jeito de coletivo, mas era apenas mais um treinamento tático, no qual Wanderley Luxemburgo parava várias vezes para orientar mais os jogadores ou entao corrigir o posicionamento.

Sao treinos em que o placar pouco importa, mas a precisao no chute, o capricho no passe e a atençao na hora de marcar contam muitos pontos. "Mas foi o primeiro treino e nao se pode também exigir muito. O trabalho tá começando", disse o treinador. E por começo entenda-se que muitas vezes os jogadores se confundiram.

Juntos há dois dias - um grupo chegou na segunda-feira e o restante na terça-feira - eles ainda estao na fase de reverência um com o outro. "O Denílson e o Ronaldinho nunca ouviram falar do Mozart. Isso leva tempo", afirmou o técnico.

Este time inicia a partida da madrugada de domingo e sem Ronaldinho - muito provavelmente com Fábio Júnior - será a equipe para o Pré-Olímpico, em janeiro em Londrina. Além destes dois amistosos, Wanderley terá ainda outros dois até o fim do ano para ajustar o time. "O tempo é curto, mas isso nao vai impedir de se fazer um bom trabalho", disse Luxemburgo.

Renato -Assim que o treino tático começou, a psicóloga Suzi Fleury iniciou o seu trabalho com um outro jogador, preterido na equipe titular para a entrada de Sílvio e excluído da reserva para a permanência de Alexandre: o goleiro Renato, do Corinthians.

Unico a nao ser titular na sua equipe - é o terceiro na hierarquia corintiana, que tem Dida como principal e Maurício na reserva - Renato é um dos mais elogiados por Wanderley Luxemburgo e também por Paulo César Gusmao, preparador de goleiros do Corinthians (clube do jogador) e da Seleçao Brasileira.

Sempre discreta, Suzi nao revelou o teor de sua conversa com Renato. Mas ficou evidente a preocupaçao em nao deixar que ele se abata simplesmente pelo fato de no primeiro treino ter ficado atrás de um dos gols - onde foi a conversa - vendo Sílvio e Alexandre atuarem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;