Internacional Titulo
Cerca de 3 mil pessoas estao desaparecidas em Kosovo
Por Do Diário do Grande ABC
25/02/2000 | 10:24
Compartilhar notícia


Cerca de 3 mil pessoas continuam desaparecidas na província de Kosovo, segundo Pierre Kraehenbuehl, responsável para a Europa Central e os Bálcas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR).

Desde o final da guerra em Kosovo, em junho do ano passado, a CICR recebeu 4.434 pedidos de informaçoes sobre o destino de pessoas desaparecidas. Deste total, só foram resolvidos 1.447 casos. 102 pessoas haviam morrido e 1.345 estavam vivas, das quais 1.297 na prisao.

Em relaçao às 2.987 pessoas ainda desaparecidas, a CICR estima que 1.875 foram presas pelas forças de segurança sérvias ou seqüestradas por civis sérvios e 346 teriam sido detidas pelo Exército de Libertaçao do Kosovo (UCK) ou por civis albaneses do Kosovo. A CICR nao tem qualquer informaçao sobre 766 destas pessoas desaparecidas. As exumaçoes em curso, em Kosovo devem permitir elucidar a sorte de alguns desaparecidos, de acordo com o representante da CICR.

Perguntada sobre a sorte de 150 sérvios desaparecidos antes da intervençao da Otan em 24 de março de 1999, a CICR declarou nao ter nenhuma informaçao a respeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;