Esportes Titulo
Começam os Jogos Regionais
Analy Cristofani
Da Redaçao
07/07/2000 | 01:11
Compartilhar notícia


A 44ª ediçao dos Jogos Regionais, que este ano será disputada em Santo André, terá início nesta sexta, com a cerimônia de abertura no ginásio Pedro Dell'Antonia. A competiçao prossegue até dia 15. A partir das 19h, as delegaçoes das 29 cidades que participam do Grupo 1 dos Regionais fazem o desfile dos atletas. A pira dos Jogos será acesa pelo boxeador José Anastácio de Albuquerque e o juramento será feito pela mesatenista Monica Doti.

A festa vai contar ainda com apresentaçao da Banda Sao Paulo, da Streetarte (oficina de dança dos centros comunitários), de ginástica acrobática da Fefisa e um grupo de mais de 300 pessoas, de todas as idades, participam com um grande show. O grupo é formado por integrantes do curso esportivo dos próprios centros comunitários. O prefeito em exercício de Santo André, Joao Avamileno, e o secretário de Esportes da cidade, Altair José Moreira, sao presenças confirmadas.  

Os Jogos Regionais de Santo André vao contar com a participaçao de 4.691 atletas, divididos em 17 modalidades, masculino e feminino. Sao elas: atletismo, basquete, bocha, ciclismo, damas, futebol de salao, futebol de campo, ginástica olímpica, handebol, judô, caratê, malha, nataçao, vôlei, xadrez, tênis de mesa e tênis. Todos os jogos têm entrada gratuita e a expectativa é de grande público acompanhando a disputa das modalidades.  

Segundo a chefe do Comitê Organizador e assistente da Assessoria de Esportes da Prefeitura de Santo André, Maristela Maffei, a cidade está preparada para receber as delegaçoes. Nesta quinta, começaram a chegar as primeiras equipes de apoio. As cidades vao se alojar em 28 escolas. Apenas Diadema, Itapevi, Santo André e Sao Bernardo vao permanecer em suas próprias casas.

Esta é a maior competiçao realizada na cidade desde os Jogos Abertos de 1985. Toda coordenaçao foi feita entre a Prefeitura e a Secretaria de Esportes do Estado, que responde pelo comitê dirigente dos Jogos.  

Os Regionais dividem o Estado em oito regioes. A de Santo André é a primeira delas e fazem parte deste grupo as cidades do Grande ABC, Sao Bernardo, Sao Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirao Pires e Rio Grande da Serra, entre outras.  

Este ano, os Jogos estarao sendo divididos entre atletas de até 21 anos ou acima desta idade. O público que acompanhar o evento vai poder ver o desempenho de alguns atletas que vao estar defendendo o Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney, em setembro. Na ginástica olímpica, Marília Mattos, e no judô, Fernando Figueiredo, Marcos Sabino, Flávio Honorato, Alexandre Garcia e Joseph Lizardo Guilherme. Ainda sao esperados as tenistas Vanessa Menga e Joana Cortês, entre outros.  

As primeiras disputas começam sábado, a partir das 8h, com futebol (feminino no Clube da Pirelli e masculino no Santo André e Sítio Tangará). A partir das 13h tem basquete (feminino no Duque de Caxias, Cofap e Sacadura Cabral e masculino na Cofap); handebol (Pedro Dell'Antonia e ginásio Joaquim Cambaúva, em Sao Caetano); futsal (Firestone e Alcan); damas (Santo André); vôlei (feminino na Pirelli e masculino no Aramaçan e no ginásio Clóvis Bevilácqua); malha (Firestone); xadrez (Primeiro de Maio); bocha (Sajea) e tênis de mesa (Pedro Dell'Antonia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;