Diarinho Titulo Páscoa
Além dos ovos de chocolate
Por Renan Soares
17/04/2022 | 06:23
Compartilhar notícia


Olhos vermelhos? Pêlos branquinhos? Saltitante? Comedor de cenouras com casca e tudo? É provável que apenas respondendo a essas perguntas, emprestadas da famosa cantiga popular, você seja capaz de identificar o animalzinho que é o símbolo da entrega dos ovos de chocolate.

Sim, estamos falando do coelhinho. Lendas e histórias cujas origens se perdem no tempo relacionam o mamífero de cauda curta e orelhas longas à Páscoa. Por ter muitos filhotes, o bichinho é desde sempre associado ao renascimento e à vida, assim como os ovos.

Renascimento e vida são valores muito importantes também para as pessoas que seguem a religião católica e acreditam que Jesus Cristo, profeta que fundou o catolicismo e viveu há 2.000 anos, ressuscitou exatamente em um domingo de Páscoa.

“O ovo tem um significado muito bonito. O ovo da galinha, no qual se inspirou o ovo de Páscoa, é morto. Sozinho, em cima de uma mesa, não tem vida, mas de dentro dele sai o pintinho, que depois vira um galo, uma galinha. É o símbolo da vida que brota da morte”, explica o bispo diocesano de Santo André, dom Pedro Carlos Cipollini.

“E o coelhinho simboliza a Páscoa porque é um dos animais que mais se multiplicam. Os antigos viam no coelhinho um símbolo de vida, uma vida que não termina, que se multiplica”, completa o líder da Igreja Católica na região. “Esses dois símbolos são acolhidos pelo cristianismo para se compreender a vida que vence a morte.”

Coelhos são pequenos mamíferos que, na natureza, moram em campos e prados – onde existem muita grama, vegetação rasteira da qual se alimentam. Gostam de viver em grupos e são brancos, marrons, pretos e cinzas. Têm cerca de 44 cm de comprimento.

“São animais herbívoros que se alimentam de grama, raízes, folhas e casca de árvores”, diz o biólogo Luan Henrique Morais, responsável pelo setor de mamíferos do Zoo SP, o zoológico de São Paulo. “Os dentes dos coelhos não param de crescer, por isso estão sempre roendo alguma coisa, para ajudar a gastar os dentes.”

Morais conta que existem mais de 50 raças de coelhos, uma delas exclusiva do Brasil, chamada de Tapiti, que vive na Mata Atlântica e está ameaçado de extinção. É também conhecido como candimba, coelho-do-mato ou simplesmente lebre. 

Personagens estream livros e filmes

 O da Páscoa não é o único coelhinho que mora nos corações das crianças. Muitos outros deles recheiam a cultura pop e seguem fazendo sucesso e garantido o carinho especial de meninos e meninas. Um deles, e talvez o mais famoso, é o Pernalonga.

 Criado em 1940 em um curta-metragem, o personagem dos Looney Tunes segue querido pela garotada mesmo oito décadas depois. Com seu jeito divertido, Pernalonga já estrelou e fez participações em diversos filmes, e continua sendo um dos principais nomes dos estúdios Warner Bros.

 Pedro Coelho, que também estrela seus próprios filmes, é um dos personagens mais populares dos livros infantis da inglesa Beatrix Potter. O animalzinho é um jovem rebelde que prega diversas peças em seus vizinhos. Já Abel vem das obras escritas pelo também autor inglês A.A. Milne. É o coelho rabugento da turma do Ursinho Pooh. Mesmo sendo ranzinza, é querido pelos amigos e representa a sabedoria para o grupo.

 Principal amigo de Mônica, o coelho azul Sansão acompanha a menina criada pelo desenhista brasileiro Mauricio de Sousa em qualquer lugar que ela vá. Alvo de Cebolinha e Cascão, que gostam de dar nó em suas orelhas, o bicho de pelúcia sempre revida junto com a garota. Sansão é um dos principais símbolos da Turma da Mônica, que inspira gerações e gerações de crianças.

 Um dos personagens orelhudos mais malucos é o Coelho Branco, que percorre o País das Maravilhas com seu relógio de bolso no encalço de Alice.

 Seja resmungando, pregando peças ou entregando ovos, os coelhos seguem sendo adorados pelas crianças, principalmente neste período de Páscoa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;