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Cliente insatisfeito com carro protesta em faixa


Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC

27/09/2005 | 08:01


O representante comercial Carlos Humberto Chaves, 52 anos, morador do bairro Barcelona, em São Caetano, resolveu protestar de maneira inusitada para chamar atenção para os problemas mecânicos em um Palio 0km que comprou neste ano. Desde a última quarta-feira, todos os dias pela manhã, estende uma faixa em frente à concessionária Fiat Pirâmide, na avenida Pereira Barreto, bairro Baeta Neves, em São Bernardo, onde comprou o carro. Na faixa, está escrito: “A Fiat me vendeu um Palio 0Km danificado e agora não quer assumir a responsabilidade. Cuidado, o próximo pode ser você”.

Chaves comprou o Palio 1.0 Fire preto no dia 17 de fevereiro. Desde então, o automóvel apresentou problemas no câmbio e no motor em três ocasiões. A primeira falha mecânica ocorreu em maio. Em julho, o proprietário teve problemas pela segunda vez. “Nessas duas ocasiões, levei o carro para conserto na concessionária GPV, em São Caetano. Fui muito bem atendido e, nas duas vezes, obtive, durante o período de manutenção, um carro extra para utilizar, apesar de estranhar que um veículo novo apresentasse defeitos”, conta.

Na terceira vez que os mesmos problemas apareceram, no último dia 11, um domingo à noite, Chaves estava na rodovia Pedro Taques, com a mulher e uma filha, voltando do litoral. “Fiquei muito nervoso. O carro não engatava a primeira marcha. Resolvi não ficar esperando ajuda mecânica parado no acostamento, com medo de ser assaltado. O local é muito perigoso. Eu vim dirigindo o carro engatando direto na segunda marcha, forçando o câmbio. Sei que danifiquei ainda mais o câmbio, mas foi por um problema mecânico que já existia e que deveria ter sido solucionado”, argumenta o representante comercial.

Após a viagem, Chaves levou o carro para conserto na concessionária Pirâmide, onde o comprou. Análise técnica constatou que ele danificou o câmbio. Por isso, teria de pagar conserto de R$ 1,5 mil. “Não vou pagar nada. Comprei um carro 0km com defeito e a Fiat não quer resolver”.

Procon – O Procon informa que o representante comercial tem direito ao problema mecânico resolvido sem qualquer ônus, se for comprovado que a terceira falha foi provocada por um problema pré-existente.

“O câmbio do carro foi danificado pelo mau uso. Um técnico da Fiat veio da fábrica, localizada em Betim (MG), e constatou que o proprietário provocou o defeito. Por isso, a Fiat não autorizou que fizéssemos o conserto sem o pagamento. Se o proprietário desejar, pode retirar o carro daqui quando quiser, com o defeito mesmo. Temos de obedecer o que a Fiat determina”, afirmou o gerente técnico da concessionária Pirâmide, Valdir Bortoleto.


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