Internacional Titulo
Imprensa reprova estratégia de Berlusconi
Da AFP
14/04/2006 | 10:30
Compartilhar notícia


A imprensa italiana questiona nesta sexta-feira a estratégia adotada pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi para retardar a derrota nas urnas e demonstra apreensão com a jogada pós-eleitoral.

"Votos envenenados", afirma o jornal do grupo Fiat La Stampa em um editorial muito crítico a respeito do chefe de Governo, que denunciou, sem qualquer prova, fraudes em massa para questionar a vitória da coalizão de centro-esquerda de Romano Prodi.

"Desde a noite de segunda-feira se desenvolve a pior situação pós-eleitoral da qual a Europa tem memória. É desagradável ver que quem envenena o clima, espalhando dúvidas sobre ilegalidades, é o presidente do Conselho", afirma o jornal.

A publicação de maior tiragem do país, Il Corriere della Sera, destaca na edição desta sexta-feira que "as primeiras verificações sobre os votos questionados não alteram o resultado".

"O último blefe do Cavaliere", denuncia o jornal ligado à centro-esquerda La Repubblica, para o qual a vitória de Prodi está confirmada. O jornal lembra que Silvio Berlusconi, em suas "frenéticas declarações de campanha", havia feito previsões sobre as fraudes que seus adversários estariam preparando.

O editorial do jornal econômico Il Sole 24 Ore Stefano Folli destaca: "Se Berlusconi teme - talvez de boa fé - que perdeu alguns votos no caminho e deseja mais clareza, tem a tentação de retirar a legitimidade de Prodi e sua coalizão, não reconhecendo o resultado das urnas".

"É aí que está o limite entre uma verificação normal, embora pouco comum, e um assalto aos equilíbrios democráticos", opina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;