Setecidades Titulo Protegidos
Por vacina, profissionais da educação entram em greve em São Bernardo

Categoria afirma que Prefeitura não tem dado condições seguras para as aulas presenciais, retomadas em maio; paralisação ocorre amanhã

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
10/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/ DGABC


Os profissionais da educação da rede municipal de São Bernardo estão em estado de greve e convocaram para amanhã paralisação da categoria. O movimento é realizado em protesto à falta de vacina – até ontem o município imunizava apenas trabalhadores com 47 anos ou mais –, além da ausência de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Ao Diário, a Prefeitura disse que inicia hoje a proteção dos trabalhadores da educação com 18 anos ou mais, apesar de, até o fechamento desta edição, não ter comunicado oficialmente a categoria nem divulgado a ação em suas redes sociais. 

A categoria alega, ainda, que não estão sendo ofertadas as condições sanitárias adequadas aos trabalhadores, que há falta de EPIs a todos e que o governo do prefeito Orlando Morando (PSDB) não tem proporcionado as condições de infraestrutura para o trabalho remoto. As aulas presencias na rede municipal foram retomadas no dia 17 de maio.

Em comunicado, o Sindserv-SBC (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo) informou que, conforme deliberado em assembleia da categoria, realizada em 24 de maio, os cerca de 9.000 trabalhadores decidiram pela paralisação amanhã. O sindicato pediu o apoio da população em geral e alegou que a greve é o último recurso na busca por direitos.

Segundo o diretor do departamento jurídico do Sindserv-SBC, Celio Vieira, inúmeras tentativas de diálogo têm sido feitas com a gestão do prefeito Orlando Morando, tanto sobre a necessidade de EPIs adequados para todos quanto sobre o pedido de vacinas. “Temos ação (na Justiça) em que a Prefeitura é obrigada a fornecer os equipamentos e mesmo assim sempre temos problemas”, afirmou. “Outros municípios já estão adiantando as vacinações e São Bernardo nada”, completou.

Por meio de nota, a Prefeitura disse “que segue os planos nacional e estadual de imunização e, no momento, aplica a vacina contra a Covid-19 em profissionais da educação básica pública – federais, estaduais e municipais – e privada acima de 45 anos. Os demais trabalhadores da área, de 18 a 44 anos, começarão a ser imunizados a partir desta quinta-feira (hoje)",

OUTRAS CIDADES

Na região, Santo André e Ribeirão Pires estão vacinando todos os profissionais das redes pública e privada de educação acima de 18 anos. Em Mauá, a categoria foi dividida por faixas etárias ao longo desta semana e todos acima de 18 anos serão protegidos até amanhã. O município começou a ação ontem com os trabalhadores de 40 a 46 anos. Hoje vai ser imunizado quem tem de 30 a 39, e amanhã, quem tem a partir de 18 anos. Diadema e Rio Grande da Serra estão vacinando profissionais acima de 45 anos.

Em São Caetano, os trabalhadores das redes pública e privada a partir dos 30 anos já podem receber a primeira dose. Em todos os casos, é preciso se cadastrar no site do governo do Estado (vacinaja.educacao.sp.gov.br) e receber o QR Code  por e-mail. Nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano também é preciso se cadastrar pelo site das Prefeituras.

O governo do Estado anunciou ontem que o plano estadual prevê a partir de amanhã a imunização de todos os profissionais de educação com 18 anos ou mais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;