Setecidades Titulo Ritmo lento
Cobertura de 2ª dose contra Covid avança lentamente na região

Especialistas alertam necessidade de completar esquema vacinal de forma célere para evitar onda de contágio causada pelas variantes

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
09/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


Apesar de as sete cidades da região já terem aplicado mais de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19, a cobertura vacinal efetiva, ou seja, das pessoas que já tomaram as duas frações do imunizante, só atingiu 11,9%. Já o alcance da primeira dose é maior, 25,7%, mas ainda insuficiente para promover o controle da pandemia, alertam os especialistas. Avançar rapidamente para que ao menos de 60% a 70% a população adulta esteja completamente protegida é fundamental não só para queda efetiva nos casos e mortes por Covid, como para evitar o surgimento de variantes e novas ondas de contaminação.

Dados informados pelas prefeituras da região mostram que na última semana epidemiológica, entre os dias 30 de maio e 5 de junho, foram aplicadas apenas 5.832 segundas doses contra a Covid, o menor número em período de sete dias desde a semana entre os dias 21 e 27 de fevereiro. Em maio foram aplicados 84.296 reforços, contra 143.853 de abril. Embora seja preciso levar em conta que existe espaço de tempo que varia de 28 a até 90 dias no intervalo entre as doses, é possível constatar que o ritmo na região está bastante lento.

As prefeituras explicam que não há atraso na segunda dose por falta de imunizantes e que seguem a orientação do governo do Estado sobre a inclusão de novos públicos para administração da primeira dose, sem fazer o represamento dos imunizantes para a conclusão do esquema vacinal. De acordo com dados informados pelas administrações municipais, ao menos 16.644 pessoas estão com a segunda dose em atraso, cerca de 2% do total de vacinados até agora.

Especialista em gestão de saúde e conselheiro do CRBM1 (Conselho Regional de Biomedicina 1° Região), Michel Sant’Anna de Pinho destacou que todos os estudos realizados sobre a eficácia das vacinas levam em consideração o esquema vacinal completo, ou seja, a aplicação das duas doses. “Uma dose apenas não chega na eficácia que foi estudada e atestada, quando a vacina de fato se mostra eficaz para redução de contaminações, casos graves e mortes”, pontuou.
O especialista destacou que, para que haja controle da pandemia, é preciso que uma grande parcela, de 60% a 70% da população, esteja imunizada com as duas doses. “É o que vimos com o estudo conduzido em Serrana, no Interior do Estado de São Paulo. Quando a maioria da população se imunizou, os números de casos e mortes caíram drasticamente”, completou.

Pinho afirmou que, ainda que haja atraso na segunda dose, é importante que as pessoas completem o esquema vacinal. “Todos devem estar atentos não só ao prazo para receber a segunda dose, como se certificar que não haja erros, como os casos em que algumas pessoas tomaram doses de vacinas distintas”, alertou.
O infectologista Bernardo Almeida alertou que a estratégia que tem sido adotada de focar nas primeiras doses e – se necessário – aumentar o prazo entre a primeira e a segunda pode favorecer o surgimento de outras variantes. Entre todas cepas que já foram identificadas, quatro delas são monitoradas pela sua alta transmissibilidade e capacidade de contaminação na forma grave da doença.


Santo André vacina profissionais da educação

Santo André começa a vacinar contra a Covid-19 no fim de semana profissionais da educação básica das redes privada, estadual e conveniada. É necessário fazer agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local e horário disponíveis.

“A antecipação e expansão da vacinação para este público são fundamentais para a retomada gradativa das aulas presenciais com segurança para os profissionais da educação, alunos e familiares”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB). Os profissionais da rede municipal de educação tomaram a primeira dose da vacina no último fim de semana.

No local de vacinação, os profissionais da educação devem apresentar documento que comprove o vínculo ativo com a instituição de ensino, como holerite atualizado ou declaração emitida pela escola. Dúvidas pode ser sanadas no 0800-4848004.

OUTRAS CIDADES
Mauá inicia hoje a vacinação de profissionais que atuam na educação das redes pública e privada de 40 a 46 anos. Amanhã será a vez dos trabalhadores com idade entre 30 e 39 e, sexta-feira, dos 18 aos 29 anos. Para garantir a imunização é necessário preencher cadastro disponível no site da Prefeitura (www.maua.sp.gov,br).

Ribeirão Pires também inicia hoje grupo na vacinação, os caminhoneiros. Os profissionais que moram na cidade devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência em seu nome. Já os que trabalham em Ribeirão Pires e moram em outros municípios, deverão apresentar também declaração de atividade emitida pelo RH, contendo nome, CNPJ, endereço da empresa, assinatura, carimbo e o cargo. Para ambos os casos, é preciso comprovar atuação por meio de holerite, carteira de trabalho, RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) ou MEI (Micro Empreendedor Individual), ISS (Imposto Sobre Serviço) ou CMC (Cadastro Municipal de Contribuintes).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;