Setecidades Titulo Combate à violência
Prometida por Morando como 24 horas, DDM de S.Bernardo fecha às 19h

Equipamento foi inaugurado em junho com presença de Doria, mas só funciona em horário comercial

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
13/03/2021 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Anunciada com estardalhaço pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), como a primeira DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) a funcionar por 24 horas no Grande ABC, a unidade da cidade segue atendendo apenas em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Além de não cumprir o prometido à população, o chefe do Executivo deixa desassistidas inúmeras vítimas de violência doméstica, que aos fins de semana e à noite não têm atendimento especializado.

Inaugurada em 30 de junho de 2020, com a presença do governador João Doria (PSDB), a DDM de São Bernardo foi transferida de lugar e instalada na Rua Tasman, 540, no Jardim do Mar, ao lado do Parque Cidade da Criança. À época, a mudança causou protestos nos movimentos organizados de mulheres, que avaliam o local como inadequado por estar em endereço com alta circulação durante o dia; escuro e ermo durante a noite, o que expõe as vítimas a riscos.

Além da DDM, foram entregues, na mesma data, simbolicamente, melhorias em outros dois equipamentos da Polícia Civil, a Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente), no Centro, e o prédio do 6º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Calux. Foram investidos R$ 2 milhões em recursos do Tesouro municipal.

Integrante da Frente Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Grande ABC e militante da Marcha Mundial das Mulheres, Vanda Nunes Santana afirmou que, além de mentir para a população sobre o funcionamento da delegacia, o prefeito Orlando Morando dificultou o acesso das mulheres ao equipamento. “Desde o início nós estamos falando sobre isso. O prefeito que tira a DDM de um local adequado e coloca ao lado de um parque não tem compromisso com o enfrentamento à violência, porque local de grande visibilidade intimida as mulheres a procurar ajuda”, explicou.

Vanda destacou que a falta de compromisso com o combate à violência está presente nas três esferas de governo, municipal, estadual e federal, e lembrou da aprovação no Congresso do congelamento dos salários dos servidores e da realização de concursos. “Como vai abrir delegacias 24 horas sem contratar pessoal, sem qualificar os funcionários”?, questionou.

A Prefeitura de São Bernardo informou que segue em tratativas com o governo do Estado para que a DDM amplie seu atendimento para 24 horas por dia. Afirmou que, por se tratar de um equipamento estadual, a responsabilidade pela adaptação e contratação de plantonistas cabe à SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado e que a nova sede, instalada em próprio municipal, atende todos os requisitos para funcionamento 24 horas.

A SSP, por sua vez, informou que o cronograma de readequação das DDMs para o modelo 24 horas foi alterado em razão da pandemia do novo coronavírus. Segundo a pasta, as novas datas serão informadas oportunamente. A nota complementa que para combater todas as formas de violência contra a mulher e diminuir a subnotificação desses crimes, a Polícia Civil criou em abril do ano passado a DDM on-line (https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br). “Acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, a DDM on-line também permite às vítimas solicitar medidas protetivas contra seus agressores. Somente nestes 11 meses de funcionamento, a unidade já registrou mais de 22,8 mil boletins de ocorrência”, informou, em nota. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;