Cultura & Lazer Titulo
Exposição revela Mauá fotografada
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
10/12/2004 | 09:02
Compartilhar notícia


Mauá ganha a partir desta sexta duas novas exposições. Ainda dentro da programação de aniversário da cidade, são abertas a mostra fotográfica 50 Anos de Cidade, na Pinacoteca de Mauá, e Pintores e Pintoras de Mauá - 50 Anos de Cultura, no setor de atendimento do Paço Municipal. Sábado, o Conjunto Municipal de Flauta Doce "exporta" seu trabalho a São Paulo, com duas apresentações.

Coordenador da mostra fotográfica, Edson Camargo explica que a exposição reúne 30 trabalhos assinados por três fotógrafos da cidade: Cecília Camargo, Celso Luz e Aurélio Fabiano. Cada qual lançou um olhar diferente sobre Mauá.

Cecília voltou as lentes de sua câmera às mãos dos trabalhadores da fábrica de porcelanas Schmidt. Em um dia de visita ao local, flagrou o delicado trabalho de acabamento das peças, buscando a naturalidade dos movimentos dos funcionários.

Optou por fazer as ampliações em sépia, para reforçar o caráter de memória, pois considera que a porcelana Schmidt faz parte da história da cidade e da vida dos mauaenses.

As imagens produzidas por Aurélio Fabiano captam uma Mauá urbana e atual, em fotografias coloridas. Celso Luz fez as vezes de retratista, registrando em preto-e-branco os rostos dos diversos transeuntes que aceitaram posar para as lentes de sua máquina. As fotos são exibidas na Pinacoteca de Mauá (r. Gabriel Marques, s/nº. Tel.: 4555-0086), de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, até 31 de janeiro.

Na exposição Pintores e Pintoras de Mauá - 50 Anos de Cultura, 30 artistas da cidade exibem trabalhos - em óleo ou acrílica sobre tela - que têm a cidade como tema. Essa mostra pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Saguão do Teatro Municipal, também até 31 de janeiro.

O Conjunto Municipal de Flauta Doce, formado por 70 crianças e jovens da cidade e regido por João Aletto Filho, se apresenta sábado, às 10h, no Páteo do Colégio, em São Paulo. O mesmo repertório natalino será exibido às 13h, na Catedral da Sé. O grupo encerra a apresentação tocando nas escadarias externas da catedral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;