Internacional Titulo
Espanhol salvo da cadeira elétrica nos EUA chega a Madri
Por Das Agências
10/06/2001 | 18:58
Compartilhar notícia


O espanhol Joaquin José Martinez, 29 anos, declarado inocente na quinta-feira passada nos Estados Unidos depois de uma primeira condenação à cadeira elétrica por duplo assassinato, foi recebido neste domingo no aeroporto internacional de Madri, na Espanha.

Centenas de militantes contra a pena de morte, além de membros de sua família e numerosos jornalistas e cinegrafistas esperavam Martínez no aeroporto.

A passagem de avião lhe foi oferecida por uma rede de televisão privada espanhola em troca da participação nesta segunda-feira em um programa de grande audiência.

Martínez, que sempre proclamou inocência, foi condenado em 1997 pelo assassinato perto de Tampa, na Flórida, Sudeste dos Estados Unidos, de um casal. A única prova contra ele era um vídeo, de péssima qualidade e audição técnica, filmado por sua ex-mulher, no qual confessava supostamente o crime.

A Corte Suprema da Flórida revogou a sentença em junho de 2000, alegando numerosas irregularidades naquele processo, e ordenou a reabertura do caso. Depois de um novo julgamento, o júri o declarou inocente de "todas as acusações", por falta de provas.

Martínez, que passou 1.144 dias no corredor da morte, deve grande parte de sua libertação à mobilização sem precedentes da opinião pública e das instituições espanholas, entre elas a do rei Juan Carlos, que lhe enviou um telegrama de felicitações, e do presidente de governo, Jose María Aznar, que demonstrou satisfação com o desfecho do caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;