Diarinho Titulo Comportamento
Tempo de sentir falta da turma

Pandemia causada pelo novo coronavírus faz com que crianças lidem com saudade dos amigos

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
23/05/2020 | 23:59
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O isolamento físico voluntário aceito pelas famílias acaba por afetar a vida das crianças, assim como a decisão de suspensão de aulas presenciais até segunda ordem do governo. As mudanças têm sido feitas para tentar combater a proliferação do novo coronavírus nos últimos meses, fazendo com que o contato com pessoas queridas seja temporariamente não recomendado. A distância, principalmente dos amigos próximos, origina saudade de se divertir e conversar pessoalmente, brincar de maneira coletiva e abraçar quem gostamos. Uma pesquisa analisou a evolução de sentir falta dos companheiros da rotina comum em meio à pandemia da Covid-19 (veja mais abaixo) e todos precisam aprender a lidar com isso.

Para Téo Marinho do Amaral, 9 anos, de Santo André, a distância é válida pela segurança de todos. “Por causa da Covid, se alguém chegar muito perto de mim e espirrar, tossir e até encostar, eu posso ficar doente. Daí posso colocar minha família toda em risco.” Ele faz parte de um grupo de escoteiros e sempre conta com ajuda de aplicativos no celular da mãe, como WhatsApp e Zoom, para interagir com a equipe. O universo dos games é o assunto preferido, com as conversas em vídeo também envolvendo ações com brinquedos, cada um na sua sua casa.

“Convivia muito com eles (amigos e amigas). A gente saía, se encontrava em festas, na escola, e faz muita falta”, conta a andreense Ana Elisa Schiavini Odlevati, 11, sobre os antigos costumes. Papos sobre vários assuntos diferentes, com menos tempo falando sobre temas ligados às aulas on-line, e muitas risadas estão no repertório das conversas pela internet, principal meio para manter contato. “Amo mexer em redes sociais, principalmente para ver o que eles estão fazendo de interessante nesta quarentena.”

Bonecos do Hulk e do Senhor Cabeça de Batata, por exemplo, são convocados por João Vitor Gonçalez Pavani, 7, de São Caetano, para lhe fazer companhia de vez em quando. Ligações e chamadas ao vivo se tornaram hábito para manter o contato com sua turma do mundo real no dia a dia. “Gosto muito de conversar por vídeo, porque daí a gente consegue se ver e mata um pouco a saudade”, explica. Crianças e adultos ainda precisam esperar um tempo para que a falta dos mais ‘chegados’ seja resolvida.

Pesquisa avalia ‘nível’ de saudade

Os últimos meses têm sido marcados pelo distanciamento físico de grupos de famílias, parentes, amigos e aglomerações de pessoas em geral. As mudanças de comportamento geram alterações emocionais e cada indivíduo enfrenta a nova realidade de uma maneira. Pesquisa realizada pelo aplicativo Dynamo (com atividades para o público infantil), em parceria com o site de notícias Mobile Time (especializado na indústria móvel), perguntou às crianças: ‘Como você está se sentindo agora?’ e ‘O que você gostaria de fazer em uma hora livre?’

O Brasil esteve entre os países participantes do projeto e as questões foram feitas ao público de mais de 1.000 entrevistados, com idade entre 8 e 12 anos, em diferentes momentos da pandemia da Covid-19, com etapas entre fevereiro e abril. 

As variações de sentimento de felizes ou muito felizes atingiram entre 65% e 66,8% dos participantes, com o percentual de quem respondeu triste ou frustrado ficando de 12,3% a 13,4%. A proximidade com a família e as alterações na agenda costumam agitar a faixa etária.

Sobre a segunda pergunta, notou-se alta quando a opção mais desejada era estar com os amigos. O ‘nível de saudade’ entre os pequenos brasileiros passou entre 14,4%, no fim de fevereiro (quando o novo coronavírus ainda não tinha se espalhado pelo País), para 16,8%, no meio de março (já com a doença motivando o isolamento físico) e para 22,6% no fim de março. Na segunda quinzena de abril, o índice caiu para 22,3%, mas é possível notar que a falta dos amigos no dia a dia está sendo muito notada.

Sentimento gera reflexões positivas

Apesar de surgir em momento desagradável, a saudade é um sentimento positivo. Ela ocorre quando uma pessoa sente falta de alguém ou de algo baseado em emoções como amor, alegria e felicidade. Lembranças de um indivíduo, objeto, lugar ou situação aparecem quando recordamos de momentos agradáveis, de interações feitas presencialmente com os amigos antes da pandemia.

A sensação pode fazer com que a pessoa fique chateada. O importante é lembrar que será possível reviver algumas experiências em breve. Ferramentas tecnológicas, como celulares e aplicativos de mensagens (por texto e por vídeo) ajudam bastante. Em casos mais extremos, como quando há impossibilidade de certos reencontros, lembranças boas e reflexão sobre lições aprendidas são caminhos para acalmar o coração. 

O distanciamento físico recomendado, desde o meio de março, contra a proliferação da Covid-19, traz à tona aprendizados sobre limitações, medos e frustrações entre pessoas de diferentes idades. Questões como o valor de sentimentos diversos e a vida em sociedade estão sendo discutidas de maneira um tanto quanto obrigatória, uma vez que um momento como este não é nada comum. Valorizar a presença das pessoas e o significado de alguns lugares fica como aprendizado.

Consultoria de André Correia, psicólogo clínico de São Bernardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;