Memória Titulo
A caminho das Colônias, com frango e polenta...

A rota do frango com polenta emoldurada pelo Dr. Faria e pelo jornalista Hermano Pini Filho se constitui no carro-chefe do turismo em São Bernardo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Esta foto, que me foi enviada pelo estimado Hermano Pini Filho, segundo o mesmo, já tem 33 anos... A ‘Chocolate Pan', da qual o Hermano fazia parte, realizava, anualmente, convenção em um dos restaurantes de São Bernardo. Antonio Russo e eu, éramos sócios em escritório de advocacia, e prestávamos assessoria jurídica à Pan.

Aliás, essa empresa foi a primeira para a qual passei a advogar, logo que me formei. Continuo até hoje. Por lá passaram, além do Hermano e do Dr. Oswaldo Falchero e sr. Aldo Aliberti (os fundadores), amigos do quilate de Mario Porfirio Rodrigues, Santo Acquaviva, Luiz Rodrigues Neves, além dos atuais diretores, Silvio, Carlos Alberto e Osmar, os três genros do Dr. Falchero.
João da Costa Faria, de São Caetano 

NOTA DA REDAÇÃO
A rota do frango com polenta emoldurada pelo Dr. Faria e pelo jornalista Hermano Pini Filho (aqui no papel de jornalistas) se constitui no carro-chefe do turismo em São Bernardo até hoje. Com muitas histórias.

Houve uma grande rotatividade de restaurantes no eixo da Servidei Demarchi e Galvão Bueno, desde o tradicional e pioneiro restaurante dos Tolotti. Do Leão de Ouro e Porteira dos Pampas à Cantina Azul e ao Gaia, vários nomes e estilos tiveram vez. Prevaleceu a marca Demarchi, dos três gigantes da rota, seguidos pelos Morassi, de outra antiga família.

No início, a improvisação em casas familiares, com frangos no quintal, a polenta do milho ali mesmo moído, do vinho de cartola. O moinho dos Demarchi fez história.

Rubens Peixoto Freire, pai do turismo em São Bernardo, e o prefeito Aldino Pinotti tiveram papel preponderante no crescimento do turismo interno, via frango com polenta. Ainda prefeito, Pinotti nos contou que conversava muito com os antigos compatriotas dos restaurantes. E insistia, alertado por Rubens Freire: um grande restaurante deve começar por sanitários de boa aparência. O conselho é seguido à risca até os dias presentes.

A foto familiar que apresentamos, junto com o texto de abertura, aponta para o turismo de negócios da rota do frango com polenta. E quantas fotos mais foram batidas, a começar pelos álbuns familiares dos Demarchi, Tolotti, Morassi & Cia. Sem contar os retratos em recordação dos visitantes. A seleção destas fotos, por si só, daria uma bela exposição histórico-cultural. 

AMANHÃ NA SEGUNDA SEMANA SÃO BERNARDO
Beltran documenta o nascimento de uma escola técnica modelar, a eterna ETI.

Fausto Polesi

O Diário, desde os tempos do News Seller, sempre revelou excelentes nomes para o jornalismo: Dirceu Pio (de São Caetano), José Marqueiz e Claudete Guidugli (de Santo André), Odair Bigliazzi (que criou o Diarinho), Eulina Cavalcante (mulher do comandante Sidney de Oliveira, à época chefe dos bombeiros). O dia mais puxado era a sexta-feira, quando se fazia e fechava o jornal, ao menos em nível da Redação.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 30 de agosto de 1981

São Bernardo - Em celebração ao aniversário da cidade, foram inauguradas ontem a praça e capela do bairro dos Finco e a estação elevatória de esgoto no centro do Riacho Grande

Política (Aleksandar Jovanovic) - Transmigrassões, a história da sucessão em Mauá.

Cinema (especial de Heitor Capuzzo) - O cinema paulista nos anos 1950; a afirmação nos festivais internacionais; a Cia. Cinematográfica Vera Cruz.

Show - Guilherme Arantes canta no Aramaçan.

EM 31 DE AGOSTO DE... 

1876 - Notícia publicada pelo jornal "A Província de São Paulo" informa sobre o quadro dos colégios eleitorais da Província de São Paulo. Na capital, são 11 distritos, entre os quais o de São Bernardo, abrangendo todo o espaço do Grande ABC. Os demais distritos eleitorais são: Sé, Santa Ifigênia, Consolação, Brás, Guarulhos, Freguesia do Ó, Penha, Juqueri, Santo Amaro e Santa Isabel. 

1951 - Primeiro LP (long-play) apresentado pela empresa alemã Deutsche Grammophon. 

1961- Movimento sindical do Grande ABC faz campanha para a posse de João Goulart como presidente da República, no lugar do renunciante Jânio Quadros. 

1971 - Maria do Carmo Rodrigues, 19 anos, selecionada entre mais de 150 concorrentes para o corpo de provas de confecções da Valisère, em Santo André. 

1981 - Lei 6.938 estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente e institucionaliza o Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), responsável pela elaboração das normas federais operacionais de controle ambiental. 

2010 - Circula o último Jornal do Brasil na sua versão impressa. O jornal carioca foi fundado em 1891.

Trabalhadores

Nascem em 31 de agosto:

1924 - Isaias Silva Gabril, da Bahia. Ajudante de topógrafo.

1929 - Luiz Francisco, de Santo André. Operador da Rhodia. Residia à Rua Araci, 24.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia Nacional do Nutricionista e Dia Nacional do Outdoor.

SANTOS DO DIA 

Adolfo, Agnofelda, Amado, Aristides e Raimundo Nonato.

Raimundo Nonato (Espanha: Portel, 1200 - Cardona, 1240). Cardeal. Recebeu o nome de Nonato (do latim nom natus, isto é, não nascido) porque sua mãe morreu antes de dá-lo à luz e ele precisou ser extraído do corpo já inerte da mãe. É por isso invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras. Dedicou-se à libertação dos escravos da Espanha, sob o domínio muçulmano. 

Fontes: A. de França Andrade, "Cada dia tem seu santo" (Editora Artpress); Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Sylvia Valese Buonomo, 86. Natural de Potirendaba (SP). Anteontem, em São Bernardo. Cemitério Phoenix.

Maria Cristina Morotto, 54. Natural de Barretos (SP). Dia 26, em São Bernardo. Cemitério de Vila Pires. 

SÃO BERNARDO

Gessy Dias Ferreira da Silva, 88. Natural de São José dos Campos (SP). Anteontem. Cemitério de Machado (MG).

Veraldo José de Oliveira, 71. Natural de Cansanção (BA). Dia 27. Cemitério dos Casa.

Sonia Maria Vieira de Toledo, 67. Natural de Miracema (RJ). Dia 26. Cemitério da Paz, no Morumbi, Capital.

Domingos Ferreira da Silva, 62. Natural de Porto Calvo (AL). Dia 27. Cemitério de São Carlos (SP).

SÃO CAETANO

Marina Cândida de Oliveira Gambá, 76. Natural de Itajú (SP). Dia 22.

José Carlos dos Reis, 78. Natural de São Paulo (SP). Dia 22.

Manoel Zambrana, 77. Natural de São Paulo (SP). Dia 25.

RURI AKIYAMA
(Hokkaido, Japão, 15-2-1912 - Santo André 25-8-2012) 

Final dos anos 1940: Dona Ruri ensinava japonês às crianças da Fazenda da Juta. Entre as alunas, suas quatro filhas. Dois anos de aulas. Então a comunidade japonesa local obrigava a professora a pagar a mensalidade das quatro filhas. Sem condições, ela deixou a fazenda, mudou para o Parque das Nações e passou a se dedicar à costura. Era 1948. Alguns anos depois, conseguiu montar um núcleo de ensino profissional livre para formar novas costureiras.

Trabalhou muito. Costurou para as freiras salesianas. E escreveu: "Pelos meus filhos, na máquina de costura, sem nem perceber a diferença entre os dias e as noites".

Em 1959 iniciou a divulgação e distribuição da revista da Milícia Imaculada, em japonês, pelo Brasil: Seibo no kishi. A revista é ainda editada em Nagasaki. Durante 40 anos Dona Ruri utilizou uma sala cedida pelos franciscanos para este trabalho, na igreja do Bonfim. Sua tarefa lhe rendeu homenagem no Japão, para onde voltou várias vezes.

Dona Ruri teve quatro filhas: Rumi, Lúcia, Mieko e Keiko. Elas lhe deram nove netos e sete bisnetos. Agora, a partida, aos 99 anos e meio. E o legado poético: ‘Não, nunca houve um dia que distraísse o meu coração; com as flores do campo, a vida perseguiu-me".

Compilação do texto da filha Mieko Nittolo e da neta Sandra Nittolo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;