Internacional Titulo
EUA se declaram dispostos a trabalhar com Ariel Sharon
Por Das Agências
07/02/2001 | 01:33
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos se declararam, nesta terça-feira, dispostos a trabalhar com o primeiro-ministro israelense eleito, Ariel Sharon, e afirmaram que permanecem disponíveis para futuros esforços de paz.

"O presidente (George W. Bush) disse ao primeiro-ministro eleito Sharon que terá o maior prazer em trabalhar com ele, especialmente para fazer avançar a paz e a estabilidade da região", declarou o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.

As relações entre os dois países são "sólidas como uma rocha", disse o porta-voz, ao reafirmar "o compromisso dos EUA a favor da segurança de Israel".

O Secretário de Estado, Colin Powell, lançou a todos os dirigentes da região um pedido de calma, neste período de transição política delicado em Israel.

O chefe da diplomacia "incentivou todos os dirigentes da região a dar provas de moderação" e a "garantir que não haja provocações" durante o período.

Powell negou as acusações de que Washington manifestaria pouco interesse no Oriente Médio, após o ativismo dos últimos meses do ex-presidente Bill Clinton para conseguir um acordo de paz.

Powell indicou que fará até o final deste mês uma viagem "pelo Oriente Medio, região do Golfo Pérsico" e também pela Europa. Será a primeira viagem de Powell como Secretário de Estado.

A eleição de Sharon ocorre num momento em que Washington reavalia os métodos a seguir com o Oriente Médio. Muitos membros da nova administração (dentre os quais o próprio presidente Bush), criticaram o compromisso considerado excessivo de Clinton na questão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;