Política Titulo Com título de MIT
S.Bernardo estuda concessão do Parque Estoril

Morando cita plano nos moldes do vinculado à Cidade da Criança

Por Fábio Martins
do dgabc.com.br
22/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a entrega oficial do título de MIT (Município de Interesse Turístico), o governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), estuda colocar em prática plano de concessão do Parque Estoril, às margens da Represa Billings, no Riacho Grande. A medida, sem data ainda para ser encaminhada, seria em moldes similares aos aplicados para gestão do Parque Cidade da Criança, no bairro Jardim do Mar – o Paço já teve, em fevereiro, autorização legislativa para conceder o equipamento à iniciativa privada por até 25 anos.

Para o Parque Estoril, a princípio, o cenário não está detalhado. Morando afirmou, em evento no Palácio dos Bandeirantes de certificação dos municípios, que o espaço também será “levado à concessão” da “mesma forma” que o da Cidade da Criança, citando na sequência as justificativas para tocar o plano. “Por que a concessão? Para receber mais investimentos, fomentar, melhorar e atrair. Além do turismo industrial, temos o chamado turismo de lazer, a exemplo ainda da Estrada Velha de Santos, que recebe, em média, 6.000 atletas de triatlo”, pontuou o tucano.

O objetivo central da concessão da Cidade da Criança foi em torno da revitalização, o que poderia ser reeditado no Estoril. O prefeito mencionou que, atualmente, a maior parte dos visitantes do espaço é de fora de São Bernardo. O equipamento tem os tradicionais teleférico, zoológico e a própria Billings como principais atrações. Mais de 80% de sua área é ocupada por parte da Mata Atlântica. O parque foi transformado, recentemente, em unidade de conservação, garantindo, assim, a preservação da fauna e da flora locais, bem como dos recursos naturais existentes.

São Bernardo recebeu, segundo o Paço, aproximadamente 15 mil turistas no ano passado, somando as visitas ao polo industrial local, mote que credenciou o município a obter o certificado. Com o título de MIT, a cidade receberá R$ 700 mil de aporte do governo de São Paulo.

Morando frisou que “turismo caminha muito bem com a atividade econômica”. “Ideia é fazer trabalho com as universidades brasileiras e (também) de fora do País, por meio de comunicação, para atrair estudantes de engenharia, indústria química, vão ser atraídos ao saber que podem visitar empresas que, porventura, poderão atuar no futuro”, prospectou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;