Cena Política Titulo
Resgatando promessas atreladas ao Metrô
Fábio Martins
22/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Aproveitando o ensejo da bandeira levantada pelo Diário para que o governo de São Paulo viabilize contrato, já assinado desde 2014, e do compromisso de campanha eleitoral de tirar a Linha 18-Bronze do Metrô do papel, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), lembrou, em entrevista, da promessa do Estado de construir extensão da Linha 17-Ouro (São Paulo Morumbi-Jabaquara) para a cidade. A proposta, firmada pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB), era margear o trajeto junto à Rodovia dos Imigrantes, com 5,6 quilômetros, tendo monotrilho como modal e investimento previsto de R$ 1,4 bilhão. A interligação foi assegurada pelo tucano, correligionário e mentor do hoje governador João Doria (PSDB), em outubro de 2013, em visita ao Grande ABC. Lauro, já prefeito na ocasião, não esqueceu: “Não é simplesmente passar uma borracha e apagar o que já foi feito no passado. Houve uma promessa, garantida pelo governador à época de que Diadema estava dentro do traçado”.

BASTIDORES

Contrato temporário
Após convite da Câmara, o secretário de Administração de Santo André, Fernando Gomes (PSDB), foi à Câmara para prestar esclarecimentos sobre projeto de lei que está em andamento na casa sobre a contratação temporária de pessoal, sem a necessidade de concurso público. Na explicação, o tucano pontuou aos parlamentares que se trata de plano para auxiliar em períodos de calamidade, visando contratar mão de obra de forma célere em momentos caracterizados por emergência, como de enchentes. O texto recompõe lei que existia, mas que foi revogada depois de problemas com o Ministério Público. A proposta teria sido ajustada aos moldes dos requerimentos firmados pela Promotoria.

Acesso à Câmara
A Câmara de Santo André iniciou processo de implantação do controle de acesso às dependências do prédio legislativo. O equipamento com cadastro em sistema da entrada e saída tende a operar em breve na casa. Todo o procedimento de implementação irá custar cerca de R$ 637 mil. A medida foi tocada pelo ex-presidente da mesa diretora Almir Cicote (Avante), mas com posicionamento favorável do atual comandante Pedrinho Botaro (PSDB). O tucano aposta na questão de segurança, embora evitar casos de funcionários fantasmas também esteja no radar.

Pesquisa informal
Pesquisa interativa, por meio de WhattsApp, tem sido espalhada para números de celulares pertencentes a moradores de Santo André. O levantamento informal pede que o destinatário responda em quem votaria se a eleição fosse hoje, elencando, nesta ordem, apenas quatro nomes: Almir Cicote (Avante, vereador licenciado e atualmente superintendente do Semasa), Ailton Lima (PSD, ex-vereador e ex-prefeiturável), o atual prefeito Paulo Serra (PSDB) e o ex-chefe do Executivo Carlos Grana (PT).

Aos risos
O governador paulista, João Doria, confirmou que o Estado estuda a hipótese de substituir por sistema de ônibus o monotrilho anteriormente prometido para rodar pela Linha 18-Bronze do Metrô no dia em que esteve em São Bernardo para participar da cerimônia de entrega de 25 coletivos que vão operar no Corredor ABD. A frota pertence à Metra, de propriedade da empresária do setor Maria Beatriz Setti Braga, que passou todo o evento, com sorriso estampado no rosto, ao lado do tucano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;