Setecidades Titulo
Piscinão de S.Caetano está pronto
Por Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
17/09/2005 | 07:08
Compartilhar notícia


As obras do piscinão de São Caetano foram concluídas, um ano e cinco meses após a primeira previsão de término. A cerimônia oficial de inauguração ainda não foi agendada, mas deve ocorrer até o fim deste mês. O 15º piscinão do Grande ABC tem capacidade para reter 235 mil m³ de água e ajudará no controle das enchentes na região central da cidade e nos bairros São José, Cerâmica e Jardim São Caetano.

Com investimento de R$ 8,65 milhões, o reservatório de São Caetano tem como diferencial o fato de ser horizontal, num total de 15 piscininhas, e funciona sem o auxílio de bombas. Assim que a chuva termina, a água escorre naturalmente para o córrego. O reservatório ocupa uma área de 1,9 km ao longo do ribeirão dos Meninos e da avenida Guido Aliberti, entre a rua São Paulo e a avenida Almirante Dellamare, no bairro Cerâmica.

O engenheiro Ubirajara Tannuri Felix, diretor de Engenharia e Obras do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), explica que o piscinão não vai acabar com as enchentes na cidade, mas vai minimizar seus efeitos. "Vai necessitar uma chuva mais forte para alagar a Guido Aliberti, por exemplo", disse.

O diretor de Urbanismo, Obras, Habitação e Meio Ambiente de São Caetano, Júlio Marcucci Sobrinho, afirma que a cidade já foi beneficiada pelo piscinão. "Na semana passada choveu 67 milímetros. Se não fosse o reservatório, a avenida Guido Aliberti teria sido alagada." A última enchente na cidade ocorreu em janeiro deste ano, com as águas chegando a 2 metros de altura.

Outro piscinão está em obra no Grande ABC, no bairro Taboão, em São Bernardo. O reservatório vai captar a água do ribeirão dos Couros, que quando transborda cobre a via Anchieta, na altura do Km 13. As obras começaram em julho deste ano e a previsão é de que sejam concluídas somente em setembro de 2006. O piscinão terá capacidade para armazenar 400 mil m³ de água e será o segundo maior da região, perdendo apenas para o Capuava, em Mauá.

A obra do reservatório Oratório, na divisa de Santo André e São Paulo, está em processo de licitação e deve ser iniciada até o fim deste ano, segundo informações do Daee.

Atraso – As obras do piscinão de São Caetano deveriam ter começado em junho de 2003, logo após a assinatura do contrato executivo, mas atrasaram porque a Secretaria Estadual de Meio Ambiente não tinha liberado a licença ambiental. A escavação só começou em setembro. Em fevereiro do ano seguinte, as obras foram novamente paralisadas, à espera da duplicação da avenida Guido Aliberti, de responsabilidade da Prefeitura.

As obras do piscinão recomeçaram em setembro de 2004, mas, segundo o governo do Estado, atrasaram novamente devido ao período de chuvas, que atrapalharam o trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;