Memória Titulo MEMÓRIA
O golpe (ou ‘gorpe’) em versos
Ademir Médici
31/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


As eleições presidenciais estavam marcadas para 3 de outubro de 1955. O prefeito de São Caetano, Anacleto Campanella, não ficou no muro. Anunciou seu apoio e pediu votos para a dobradinha Juarez Távora e Milton Campos, em anúncio publicado no Jornal de São Caetano, edição de 28 de setembro de 1955.

Na mesma edição, o jornal satirizou os candidatos, com estes versos, intitulados ‘Coisas que acontecem na roça’:

Inda não tô dicidido
n’essa próxima inleição
tudos quatro são sabido,
tudos eles ‘são tão bão’.
Dia e noite u Jucilino
viajeia sem pará.
Si perdê, for seu distino,
conhecido já istá...
U Ademá diz tudo prosa:
‘já ganhei as inleição’,
vai sê a vida, cor-de-rosa!
Aí tem ‘coeio di dentão’...
Juareis munto confia
no seu Janio, e na sua gente,
mas só a Vila Maria
não elege um presidente...
Diz os ‘cabo’ do Sargado
que as coisa vai mudá
tudo u qui ta margozado
um sargado vai doçá...
Dia 3, di quarqué jeito
eu num deles vô votá,
qué dizê: si antes do preito
u tar ‘gorpe’ num chegá...

AMANHÃ
Juscelino presidente

Um livro para a Turma da Constituinte
 

Para os anais: a Turma da Constituinte da Faculdade de Direito de São Bernardo teve a sua colação de grau em 12 de janeiro de 1989 no Palácio das Convenções do Anhembi, depois da missa em ação de graças celebrada dois dias antes na Catedral da Sé, conforme registros do advogado Marcos Antonio Assunção Cabello.

***


A desembargadora Ivani Contini Bramante veio de Vargem Grande do Sul. O procurador geral da Justiça, Alcir Raineri Filho, tem raízes em Junqueirópolis. O delegado Renato Marcos Porto é de Itápolis. Os três se encontraram na Faculdade de Direito de São Bernardo. Formaram-se pela Turma da Constituinte, em 1988; reencontram-se regularmente.

No início desta série publicamos a foto coletiva de 30 anos atrás. Agora, a foto do sexto reencontro. Todos têm histórias a contar. Por que não um livro?

LEMBRANÇAS

“Lembro da participação no atendimento aos munícipes em assistência jurídica gratuita, organizada pela associação dos alunos”, cita a doutora Ivani. Houve o caso da separação judicial de um casal em conflito. Na partilha de bens, um impasse: qual cônjuge ficaria com uma galinha de estimação chamada ‘Preciosa’?

“A memória histórica nos remete à fundação do segundo comitê pró-Constituinte de 1988, com iniciativa do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito de São Bernardo e maciça adesão da sociedade civil em geral, com ampla repercussão”, orgulha-se o doutor Alcir.

“Umas das brilhantes alunas – daquelas que abusávamos tirando cópia de seu caderno para estudar – hoje é desembargadora e foi professora da minha filha na mesma faculdade”, comenta o doutor Renato.

CARREIRAS VITORIOSAS

Doutora Ivani veio para Santo André aos 12 anos de idade. Aprovada em concurso público, foi consultora jurídica na Prefeitura de Santo André até 1993. Foi juíza do Trabalho. Desde 2005 é desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo.

Doutor Alcir, em 1989, foi aprovado no primeiro concurso para o Ministério Público do Estado de Tocantins, recém-criado, como promotor de Justiça. Atingiu o ápice da carreira em 1997. Hoje, ainda em Tocantins, disputa nomeação ao cargo de procurador geral da Justiça, função já exercida interinamente.

No mesmo ano da conclusão do curso de bacharel em Direito, doutor Renato passou no concurso público para delegado de polícia. Atuou em São Bernardo. Em São Paulo exerceu a função em diversos departamentos da Polícia Civil. Hoje ocupa o cargo de delegado de polícia da Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública do DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania).
 

Interação com Facebook
 

A cidade está no agito da tarde’

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 30 de outubro de 1988 e transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 31 de outubro de...

1918 – Calcula-se que em toda a região há mais de 800 moradores vitimados pela gripe espanhola.
A guerra. Do noticiário do Estadão: é cada vez mais grave a situação interna dos impérios centrais.

Hoje

- Dia do Saci e das Bruxas
- Dia do Repórter Policial – salve, salve, Arlindo Ribeiro, o Ligeirinho de Diadema

Santos do Dia

- Afonso de Palma ou Afonso Rodriguez
- Quintino

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Pedreira. Criado em 1896, quando se separa de Amparo.

Diário há 30 anos

Domingo, 30 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6897

Data – Poupança comemora dia no auge da popularidade. A caderneta de poupança, criada em 1964 e regulamentada em 1968, comemora a passagem do Dia Mundial da Poupança como a aplicação financeira de maior popularidade no País, com mais de 40 milhões de contas. Reportagem: Francisco Fukushima.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;