Economia Titulo
Volks faz qualificação de fornecedores do Fox Europa na região
Marcelo Moreira
Do Diário do Grande ABC
23/05/2005 | 07:55
Compartilhar notícia


O Fox, o mais recente lançamento da Volkswagen para o segmento de carros populares – ou de entrada, por mirar no mercado os consumidores jovens e aqueles que nunca compraram carro –, está se tornando o carro do ano no Brasil até agora por conta de toda a repercussão que causou. Evidentemente, a vedete é o Fox Europa, que já teve embarcadas mais de 20 mil unidades para a Alemanha desde o mês passado. É o primeiro modelo da marca inteiramente desenhado e desenvolvido no Brasil a fazer sucesso na matriz. O veículo começará a ser fabricado na fábrica de São Bernardo nas próximas semanas.

A importância do modelo para a Volkswagen brasileira pode ser medida pela preocupação quase insana em qualificar os fornecedores de peças para o Fox, também um sucesso de vendas na América Latina. A montadora realizou na última sexta-feira, na fábrica Anchieta, em São Bernardo, um workshop com 45 fornecedores de peças do Fox Europa, algo praticamente inédito na história da Volks. O Fox Europa reúne peças de 300 fabricantes.

De acordo com Paulo Guino, gerente-executivo da Qualidade Assegurada - Novos Programas e Fornecedores da Volkswagen, a montadora e seus fornecedores devem trabalhar como se fossem uma engrenagem única. “Isso é fundamental para que o carro saia da linha de montagem com alto padrão de qualidade e conquiste o exigente público europeu”, afirmou.

O objetivo do workshop, de acordo com o executivo, foi mostrar aos fornecedores do Fox Europa a importância de que a produção das peças siga os mesmos rígidos padrões de qualidade aplicados pela Volkswagen. “O sucesso do Fox no mercado europeu também será importante para os nossos fornecedores. Muitos deles, que ainda não exportam para a Europa, poderão abrir portas para novos negócios a partir da qualidade dos seus produtos”, disse Paulo Guino.

A Volkswagen voltará a realizar novo workshop, com outros 55 fornecedores do Fox Europa, no início do próximo mês, também na fábrica Anchieta.

Importância – A repercussão e o bom desempenho de vendas do Fox Europa está sendo tão bom que, indiretamente, trouxe um problema para a Volks do Brasil. Os metalúrgicos do ABC programam mais uma série de manifestações e paralisações rápidas na produção para esta semana para forçar a contratação de 350 funcionários.

A alegação é o aumento de trabalho por conta do sucesso do Fox Europa. Ou seja, os pedidos europeus estão aumentando e os trabalhadores viram uma grande chance para recuperar parte dos postos extintos ao longo da década de 90. A empresa já manifestou por diversas vezes que não tem intenção alguma de aumentar seu quadro de funcionários.

Pivô do impasse, o Fox Europa acabou sendo a origem da reivindicação justamente no momento mais importante da Volkswagen no ano. Em uma cerimônia concorrida no final de abril, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Geraldo Alckmin, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijoó, cobrou publicamente as diretorias brasileira e mundial da empresa por novos empregos por conta da produção do carro a ser exportado para a Europa. Tudo sob os olhares de Lula e Alckmin e apoiado por Luiz Marinho, presidente da CUT nacional. Feijoó, por sinal, nem escalado estava para figurar entre as autoridades para discursar.

Por outro lado, o Fox é o lançamento de maior repercussão no mercado brasileiro dos últimos anos. Embora esteja perdendo mercado dentro do Brasil – na primeira quinzena de maio aparecia em oitavo lugar entre os mais vendidos, caindo uma posição em relação a abril –, teve bom desempenho de vendas nos últimos 12 meses, quando chegou até mesmo a ocupar o sexto lugar do ranking dos mais vendidos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;