Internacional Titulo
Nicole Fontaine é eleita presidente do Parlamento Europeu
Por Do Diário do Grande ABC
20/07/1999 | 09:44
Compartilhar notícia


A francesa centrista Nicole Fontaine foi eleita nesta terça-feira presidente do Parlamento Europeu surgido das eleiçoes de 13 de junho passado, anunciou o presidente da sessao inaugural, Giorgio Napolitano.

Fontaine, 57 anos, foi eleita com 306 votos, de um total de 555, e exercerá o cargo pela metade da legislatura, ou seja, dois anos e meio, de um total de cinco anos. Os outros candidatos, Mario Soares e Heidi Hautala, obtiveram respectivamente 200 e 49 votos.

O Parlamento tem 626 deputados. Nestas eleiçoes, participaram 615 e houve 60 votos em brancos ou nulos.

"Farei todo o possível para ser digna desta confiança", disse, acrescentando que está orgulhosa de ser a segunda mulher, depois da francesa Simone Veil, em 1979, a chegar à presidência do Parlamento europeu.

Os presidentes dos grupos integrantes do Parlamento Europeu foram unânimes em felicitar Fontaine, saudando suas qualidades como mediadora eficaz, já demonstradas no cargo de vice-presidente desde 1984. ``Ela pode contar com o apoio do maior partido do Parlamento europeu' o Partido Popular Europeu (PPE), declarou o alemao Hans-Peter Pottering.

Por sua vez, o presidente do grupo socialista, o espanhol Enrique Barón-Crespo, disse que ela ``conquistou a estima dos deputados por seu trabalho e seu compromisso, durante debates difíceis' da legislatura passada.

O liberal irlandês Pat Cox, candidato à sucessao de Nicole Fontaine, destacou por sua vez o ``necessário equilíbrio' entre as instituiçoes, além do novo papel do Parlamento europeu desde a entrada em vigência do tratado de Amsterda, em maio passado.

Em nome do grupo ``Europa das diferenças', o dinamarquês Jens-Peter Bonde pediu a Nicole Fontaine que ``limpe' este novo Parlamento, se referindo ao sistema de reembolso de gastos que beneficia os deputados europeus, regularmente contestado pela imprensa, pelas controladorias européias e pela opiniao pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;