Setecidades Titulo Evento do Consórcio
Congresso para discutir Educação regional reúne 1.400 pessoas

De 312 projetos incritos, 98 foram apresentados ontem, em evento realizado pelo Consórcio

Bia Moço
27/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Omar Matsumoto/PMSBC


Troca de conhecimento foi o que marcou o 1º Congresso Intermunicipal de Educação, realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais de Educação), em São Bernardo. O evento reuniu cerca de 1.400 pessoas, entre colaboradores e professores da rede municipal ontem.

Ao todo, 312 trabalhos desenvolvidos por docentes de seis cidades (Diadema não está conveniada à entidade, mas recebeu convite para participar do evento) foram inscritos. Destes, 98 projetos pedagógicos foram selecionados para exposição, além de oficinas, colóquio e mesa redonda com universidades parceiras.

Os trabalhos apresentados refletem as ações desenvolvidas dentro da sala de aula pelos docentes no dia a dia. O principal objetivo do evento é promover a reflexão sobre as políticas públicas educacionais e suas implicações no Grande ABC, dando visibilidade às boas práticas.

A professora da Educação Infantil da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Aldino Pinotti, no Baeta Neves, em São Bernardo, Aline Barbosa Castellani, 35 anos, considera que a participação no evento amplia o seu conhecimento pedagógico, tendo em vista a troca de experiências. 

Aline, em parceria com a também docente Gisele Aparecida Lourenço, da Emeb Maria Martins de Almeida, promoveu intercâmbio entre turmas de faixas etárias distintas para o estudo da astronomia. O projeto, denominado Conhecimento em Expansão: A Experiência de Um Intercâmbio, foi apresentado em oficina. “Dou aula para alunos da Educação Infantil e a Gisele para o Ensino Fundamental. Notamos o interesse das duas faixas etárias por astronomia. Por meio de ligações por vídeos, meus alunos trocaram experiências com os mais velhos”, explica Aline. 

Os professores da rede tinham opção de participar de até duas oficinas cada. Aline, além de passar conhecimento, também quis aprender sobre 

Práticas Inovadoras Para a Primeira Infância. “Além de apreciar um novo conhecimento,(o trabalho) me inspira. São novas técnicas que levo para a escola.”

Secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini avalia o evento como sonho que se concretiza. Ela destaca o esforço coletivo e a participação das universidades – como comissão científica avaliadora dos projetos. “O Consórcio é um instrumento de união de esforços. O Congresso de Educação representa essa interação. São os professores da rede municipal regional formando uns aos outros.”

A secretária afirma ainda que o objetivo do GT de Educação do Consórcio é que o Congresso Intermunicipal da região se torne nacional, e até mesmo, internacional.

INCENTIVO

Para dar continuidade ao trabalho dentro da rede municipal, a secretária de Educação de São Bernardo afirma que o município promoverá mini-congresso de Educação no segundo semestre. A ideia é estimular a troca de experiências entre professores da cidade.

“Dos 312 trabalhos inscritos no Congresso, 111 eram de São Bernardo e somente 28 entraram. Para dar espaço a todos, e para que possam partilhar seus projetos, vamos realizar esse mini-congresso. Dessa forma, os docentes podem continuar trocando suas experiências e melhorar a formação da rede educacional do município.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;