Memória Titulo
Trem sacode a economia de Rio Grande da Serra

Rio Grande (da Serra) de 1910 se colocava em quinto lugar na economia do Grande ABC, à frente de São Caetano e Mauá

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Rio Grande (da Serra) de 1910 se colocava em quinto lugar na economia do Grande ABC, à frente de São Caetano e Mauá. Era então chamada de Estação do Rio Grande, sem o "da Serra". Possuía 45 firmas, de acordo com o livro de escrituração dos impostos municipais de indústrias e profissões da Câmara municipal de São Bernardo, hoje arquivado no Museu de Santo André.

A economia de Rio Grande da Serra de um século atrás era puxada pela produção de lenha, com 26 firmas do gênero, a grande maioria com nomes de pessoas físicas - a exceção era a Empresa Indústrias Extrativas.

Mexiam com lenha alguns nomes conhecidos até hoje. Alguns casos: Antonio Carnavalelli, Carlos Tamagnini, Fortunato Arnoni, Francisco Martinelli, Pedro Borelli, Sebastião Pedroso e Viúva Pandolphi.

Ainda nesta área de lenha & madeira, José Maria de Figueiredo, que foi vereador, mantinha uma serraria a vapor.; uma outra serraria pertencia a F. Biancolona & Cia.

Eram três as olarias: Elizeu Pescoirini, Júlia Gelardi e José Maria de Figueiredo.

No comércio, vários armazéns (secos & molhados, calçados & ferragens, louças e fazendas, calçados e armarinhos). São os casos dos estabelecimentos de Josephina Fortunata Pandolpho, Domingos Bracialini, Salvador Gasso, José Maria de Figueiredo, Amaro Pires Martins, Phelippe Jos´, Guilherme Pinto Monteiro e Francisco Beber.

Ainda no comércio, os botequins de João Nunes e Jos´da Silva Quaresma, os açougues de Felicio Rosa Spina e Benedicto Anacleto dos Santos (que também mantinha quitanda).

Dois estabelecimentos mantinham jogos de bocha (chamados jogos de bolas): Phelippe José e Guilherme Pinto Monteiro.

No ramo de serviços: Domingos Braciali (ferreiro), Anselmo Pivette (ferreiro e carpinteiro), Francisco Picardi (sapateiro), Bazilio Dal Pogetto (armazém particular).

O TREM
Quando a estrada de ferro São Paulo Railway foi inaugurada, em 1867, o Grande ABC recebeu suas três primeiras estações ferroviárias: Alto da Serra (Paranapiacaba), Rio Grande (da Serra) e São Bernardo (Santo André). Graças ao trem, Rio Grande da Serra deu sua primeira arrancada econômica.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 23 de setembro de 1980

Manchete - Conflito ruma para a guerra total: aviões do Iraque atacam objetivos militares do Irã; Petrobrás sugere o racionamento de combustíveis.

Movimento estudantil - Alunos da Fuabc vão cobrar delegada do MEC para acabar com greve.

Editorial - Pretensão dos prefeitos é sempre a mesma.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Supermercados, FMI, Ciesp-Fiesp e o ISS.
Educação - Escola Municipal de Vila Euclides, em São Bernardo, ganha o nome de Padre Leonardo Nunes, o precursor do catolicismo na histórica Vila de Santo André da Borda do Campo.

Futebol - No clássico de domingo, no Baetão, Aliança 3, Saad 0.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
A terceira pensão conhecida de Ribeirão Pires pertenceu à dona Helena Demarco e funcionava à Rua Alferes Bottacin. Junto à pensão havia um jogo de bochas, o primeiro da cidade, com data de 1896. A pensão de dona Helena ganhou depois o nome de Pensão Paranaense e quando se mudou para a Rua Rubião Júnior passou a se chamar Pensão Ideal, mais conhecida como Pensão da Toscana.

Trabalhadores
Nascem em 23 de setembro:

1907 - Gonçalo Baptista dos Santos, natural de Aracaju (SE). Servente da Rhodia. Residia à Rua Sidnei.

1921 - Carlos Zaggo, de Indaiatuba (SP). Eletricista da Rhodia. Residia à Avenida Arthur Queiroz, 99.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE
Dia do Soldador, Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações Dia Internacional da Memória do Comércio dos Escravos e sua Abolição e Dia Nacional do Sorvete. Início da Primavera.

EM 23 DE SETEMBRO DE...

1812 - Resolução régia manda elevar São Bernardo a Freguesia, uma espécie de Distrito, de São Paulo.

1930 - Nascimento de Ray Charles, músico e cantor norte-americano.

1933 - O Sindicato dos Operários Metalúrgicos de Santo André é reconhecido pelo Ministério do Trabalho.

SANTOS DO DIA

Eugênio Lyra, Helena de Bolonha, Lino, Pio de Pietrelcina (presbítero) e Tecla de Icônio

Na estampa, São Lino, que foi o segundo papa, escolhido pelo próprio Pedro para sucedê-lo.

Crédito: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Falecimentos

IEDA PEREIRA BATISTA
(Silvianópolis, MG, 5-5-1926 - Santo André 17-8-2010)

Dona Ieda era uma mulher muito alegre e divertida. E de garra. Não se entregava aos problemas eventuais da vida. As pessoas gostavam de estar com ela. Sabiam que estariam ao lado de uma mulher de alto astral. Em 2007 teve detectada uma grave doença. Não se abalou e manteve a espiritualidade de sempre.

Veio para Santo André há 50 anos. O marido, José Batista Filho, trabalhou no Moinho São Jorge. Depois, tornou-se autônomo, ora atuando como pedreiro, ora como peixeiro. Na retaguarda, dona Ieda e seus oito filhos: Sebastião, José Raimundo, Maria Zilma, Zilda, Maria Aparecida, Benedicto João, Pedro Luiz e Rogério

Em Santo André, a família residiu por alguns anos na Vila Príncipe de Gales; mas há mais de 40 está na Vila Junqueira, perto da igreja Joana D'Arc, frequentada por dona Ieda.

"Ela gostava de receber bem as visitas. Fazia quitudes maravilhosos, bolos, tortas, pastéis, que oferecia com toda alegria aos netos. E era assim com todos, mesmo debilitada, fazia questão de agradar a todos" - conta Terezinha Gomes de Souza Baptista, uma das noras.

Dona Ieda adorava Santo André. Em Pouso Alegre (MG) viviam vários parentes. Mas ela viajava pouco. Às vezes seguia para um sítio de uma das filhas (Zilda) em Palmeiras (Suzano). Partiu aos 84 anos. Está sepultada no Cemitério Santo André. Deixa, além dos filhos, genros e noras, 20 netos e 23 bisnetos.

SÃO BERNARDO
Julia Vertematti dos Santos, 79. Natural de São Bernardo. Dia 20. Cemitério de Vila Euclides.
Maria Sebastiana Gomes, 71. Natural de Dores do Turvo (MG). Dia 20. Cemitério Jardim da Colina.
Benedita da Silva Sales, 70. Natural de Itaiba (PE). Dia 20. Cemitério do Baeta.
Moacir Antonio de Lima, 69. Natural de Bragança Paulista (SP). Dia 20. Cemitério da Paulicéia.
Amaro do Nascimento Trindade, 64. Natural de São Paulo (SP). Dia 20. Cemitério da Paulicéia.
Maria Aurelia da Silva Martins Jordão, 52. Natural de São Paulo (SP). Dia 19. Cemitério da Consolação, Capital.

SÃO CAETANO
Josepha Brunelli Defavari, 85. Natural de Piracicaba (SP). Dia 21. Cemitério das Lágrimas.
Sochiko Chirai, 79. Natural do Japão. Dia 17. Cemitério das Lágrimas.
Luiz Soares da Silva, 63. Natural de Altino (PE). Dia 21. Cemitério das Lágrimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;