Memória Titulo São Bernardo
A vida além-balsa: o drama do cotidiano
Por Ademir Medici
07/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 São Bernardo, do Grande ABC, é o município de maior extensão territorial, com mais de 400 quilômetros quadrados. Dois terços desta área se encontram no distrito de Riacho Grande. E é um espaço tão imenso que para vencer os muitos braços da Represa Billings são necessárias três balsas, a partir da primeira, denominada João Basso e construída na segunda metade do século 20, quando da formação do manancial – uma exigência contratual firmada pelo governo com a Light and Power.

 

A vida pós-balsa: este é o tema da Memória na DGABC TV desta semana. Um grupo de acadêmicos da Universidade Metodista tem ido a campo, conversado com as pessoas e realiza um documentário sobre a travessia da represa pela João Basso.

São sete alunos. Dois deles estão na Memória na TV, Karine Mancine e Leonardo Henrique Alves. Eles formam num time com outras cinco estudantes, todas do 8º Semestre de Jornalismo. O trabalho é inédito.

“Como são vários recortes, a orientação do professor Valdir é focar o lado mais história, pessoal, íntimo e sentimental. Quem são as pessoas que se utilizam da balsa? Como vivem? Como é o dia a dia?”, descreve Karine.

“Ano passado fizemos um minidocumentário abordando os pescadores da Billings. Entrevistamos duas famílias que vivem exclusivamente da pesca e moram na região pós-balsa. Por isso temos uma ideia do perfil dos moradores, geralmente de uma classe de certa forma excluída da cidade, sem condições de conseguir uma casa mais barata em lugar de fácil acesso”, descreve Leonardo.

Os problemas enfrentados por esses moradores são graves. Um deles: esperar em média três horas na fila para utilizar a balsa.

Os estudantes buscam informações. Como foi que a região surgiu? A urbanização que chega tem prejudicado uma aldeia indígena existente na Ilha de Bororé, já em território paulistano?

A entrevista transformou-se num agradável bate-papo, envolvendo temas como a criação das linhas do Núcleo Colonial de São Bernardo ainda no Império, a Lei de Proteção aos Mananciais, o mapa ecológico do Estado de São Paulo. Vale conferir no site do Diário: www.dgabc.com.br . Trabalho concluído, o documentário será mostrado na DGABC TV.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 6 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6540

Grande ABC –Achar ruas e praças, problema crônico na região. As repórteres Lúcia Faria, Marli Barbosa e Vanilda Sant’Anna demonstram que, em sinalização, ninguém sabe o que vai encontrar pelas ruas.

Fotos são publicadas. E focalizam: placas escondidas, improvisadas, enferrujadas, sem o mínimo de manutenção.

Novo Comércio – McDonald’s abre duas unidades no Grande ABC, no Center Shop (futuro Eldorado, em São Bernardo) e na Praça Ademar de Barros, em Santo André. Reportagem de Elianete Simões, com fotos de Vânia Del Poio.

Hipermecardo Eldorado chega em 5 de dezembro em São Bernardo. Será o quinto da rede, hoje ocupado pela unidade Sonda, no bairro Baeta Neves. Reportagem: José Fucs, com fotos de Mauricio Pavan.

>Especial – Balão, voar ao sabor do vento com muito emoção. Os voos são atrações todos os fins de semana no Clube do Balonismo, em Cotia.

Polícia – Mauro Pires, diretor do Sindicato dos Motoristas, morto a tiros em Diadema.

 

Em 7 de setembro de...

1917 – O Grupo Escolar de São Bernardo, em Santo André, festeja o Dia da Independência. Uma sessão literária é realizada. A Bandeira Brasileira é hasteada no frontespício do edifício. Discursam: o diretor, professor José Augusto Leite Franco; o capitão Francisco Garrett, diretor-secretário do Tiro de Guerra 34; e Rômulo Pasqualini, quartanista de Direito e sargento do TG.

Às 14h, em trem especial, a Linha de Tiro de São Bernardo segue para São Paulo com um efetivo de 180 homens e participa dos atos cívicos realizados na Capital.

1922 – O presidente do Estado, Washington Luiz, vence o Caminho do Mar e inaugura vários monumentos na Serra, desde o Cruzeiro Quinhentista até o Pouso Paranapiacaba (Casa de Pedra), em comemoração ao centenário da Independência.

Santo André inaugura um cruzeiro em granito em comemoração ao centenário da Independência. O cruzeiro ainda existe e fica numa das praças da Vila Assunção.

Escoteiros do Grupo Escolar Senador Flaquer, de São Caetano, visitam as colinas do Ipiranga, junto ao Museu Paulista, e participam das comemorações do primeiro centenário da independência brasileira.

1952 – Clube Atlético Alvinegro fundado em Santo André entre os bairros de Camilópolis, Santa Terezinha, Parque das Nações e Jardim Santo Antonio. Como mascote, a pantera negra.

 

Hoje

Dia da Pátria e Independência do Brasil (195º aniversário)

Dia do Grito dos Excluídos

 

Santos do Dia

Santa Regina ou Reine. Ela viveu no século 3º, em Alise, antiga Gália, atual França. A festa de Santa Regina é cultuada desde o século 6º. Em 750 já existia em Alísia uma basílica a ela dedicada.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 

Clodoaldo

João de Nicomédia

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 7 de setembro:

No Ceará, Aiuaba e Pindoretama

Em Minas Gerais, Bicas, Cataguases, Coromandel, Ibiá, Ibiraci, Ipanema, Itabirito, Itanhandu, Luz, Manga, Matias Barbosa, Mesquita, Miraí e Teófilo Otoni

Em Tocantins, Jaú do Tocantins

No Rio de Janeiro, Sapucaia

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;