Internacional Titulo
Seis mil pedem a demissao de Milosevic em Krusevac
Do Diário do Grande ABC
15/08/1999 | 19:46
Compartilhar notícia


Cerca de 6.000 pessoas se reuniram neste domingo em Krusevac, centro da Sérvia, para pressionar e exigir a demissao do presidente iugoslavo Slobodan Milosevic.

Organizada pela Aliança para a Mudança (SZP), a coalizao de oposiçao liderada pelo Partido Democrático (DS) de Zoran Djindjic, o protesto aconteceu sob o lema ``Milosevic tem que sair' e nao foi proibida pelas autoridades.

Krusevac, a 140 km ao sul de Belgrado, permanece sob o controle do Partido Socialista da Sérvia (SPS) de Milosevic.

A citada Aliança patrocinou nesta mesma manha outro protesto contra o regime na cidade vizinha de Trstenik, perto de Krusevac, com 1.500 participantes.

``Nao queremos um cenário de guerra como aconteceu em Bucareste, queremos mudanças pacíficas', disse à multidao seu coordenador, Vladan Batic.

Vesna Pesic, da Aliança Cívica da Sérvia (GSS), membro da SZP, anunciou na quinta-feira passada que as mudanças democráticas eram indispensáveis na Sérvia e preferíveis que acontecessem pelo consenso, ``mas que se fosse preciso usariam o método romeno'.

Pesic se referia a insurreiçao popular de dezembro de 1989 que deixou um saldo de 1.100 mortos, segundo os tribunais de Bucareste, e terminou na execuçao do presidente Nicolae Ceausescu e de sua mulher ao final de um sumário processo.

Esta proposta de Pesic provocou violenta resposta, sem precedentes, do primeiro-ministro sérvio, Mirko Marjanovic, publicada neste domingo na primeira página do jornal pró-governamental Politika.

``Este eminente representante da Aliança para as Mudanças declarou publicamente que a entidade que lidera é uma organizaçao terrorista', estimou Marjanovic. Também classificou a Aliança de líderes ``degenerados', ``vendidos' e ``assassinos' da Otan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;