Memória Titulo Santo André
E o arquiteto Tininho Rocco topou...
Por Ademir Medici
05/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Desafio. Arquiteto Euclydes Rocco: o Carlos Gomes tem jeito, a custo zero? Você não faria esse projeto na faixa?”

Cf. página Memória de ontem

 

Prezado Ademir, caso seja criado um grupo de coordenação para a reforma e uma previsão orçamentária, e eu seja convidado pelo prefeito Paulo Serra, aceitarei com prazer a incumbência de projetar a reforma do Carlos Gomes.

Em setembro de 1992, participei da peça “Nosso Cinema”, que reinaugurou o espaço. Foi com imensa satisfação que vi o carpete ir cobrindo as faixas do estacionamento de veículos que funcionou no imóvel até então.

O Diário abriu suas páginas para aquela reinauguração: de 8 de setembro a 4 de outubro.

Curiosidade: como eu fazia o papel do lanterninha (e de um imigrante), aproveitei a presença do Celso Daniel na plateia e fui pedir um aumento de salário.

Euclydes Rocco Junior, de São Paulo - mas com o coração sempre em Santo André

 

NOTA

Prefeito Paulo Serra, a solução para a reabertura e revitalização do Cine-Teatro Carlos Gomes passa pelos andreenses. A Claudete Reinhart cutucou o saudoso prefeito Brandão 30 anos atrás; nós cutucamos o saudoso contabilista Lívio Xella e o prefeito Celso Daniel logo depois; e agora voltamos ao assunto.

Todos andreenses, de nascimento e/ou coração. Do Tininho Rocco eu não tinha dúvida alguma que ele aceitaria o desafio, quando o cutuquei ontem.

Faltam recursos? A situação financeira da Prefeitura de Santo André é caótica? Prezado Paulinho, o que vale é uma boa conversa com esses andreenses queridos. A reforma do Carlos Gomes pode não sair, mas que será uma bela conversa, não tenha dúvida que será.

Claro, voltaremos ao tema.

Eternamente.

 

Em pauta

Nova rodada de pesquisadores da memória na TV DGABC. Memória gravou mais três entrevistas, com Maria Claudia Ferreira, Linda Santos e Luiz Maragni. Os três pesquisam memória sobre a cidade de Santo André, mas não se conheciam. Foram se conhecer no estúdio da TV DGABC.

Maria Claudia pesquisa a iconografia de Santo André. Busca imagens fotográficas junto aos andreenses, em todos os campos. Divulga seu trabalho, e as imagens recebidas, pelo facebook: “Santo André ontem e hoje”. E várias das fotos recolhidas foram divulgadas em junho aqui em Memória.

Linda Santos é diretora-cartola do Esporte Clube União do Morro, de Capuava, fundado em 2 de fevereiro de 1986. Em se tratando de clube de futebol, se insere entre os raros do Grande ABC que abrem espaço à mulher – ou em que a mulher conquista espaço.

Luiz Maragni é um velho conhecido da Memória. Fotógrafo, hoje vive no Litoral Sul paulista, mas possui toda uma história de vida na sua Santo André. Fotografa e reúne fotografias antigas da cidade, originais cedidos ao Museu Octaviano Gaiarsa e muitas divulgadas em Memória.

Nesta, e nas próximas duas semanas, Maragni, Linda e Claudia estarão aqui em Memória, além de perpetuados no Diário On-Line, estímulo maior à construção da memória andreense e do Grande ABC – memória que é rica mas que precisa ser garimpada, em especial nas fontes primárias, como Claudia, Linda e Maragni fazem.

 

 

 

 

Diário há 30 anos

Domingo, 5 de julho de 1987 – ano 30, edição nº 6486

MANCHETE – Sarney (presidente da República) quer vencer crise em 90 dias.

Fixado prazo para indústria sair da recessão: três meses.

RÁDIO – Diário AM 1300 anunciava o programa “O Melhor da Velha Guarda”, para ir ao ar todos os domingos. Idealização: Keller Dotto. Primeira música executada: “Lábios que beijei”, de J. Cascata e Leonel Azevedo, com Orlando Silva.

RIBEIRÃO PIRES – Casas Pernambucanas mudam para a Rua Miguel Prisco, nº 54; funcionava na Rua do Comércio, 19-25.

 

Em 5 de julho de...

1877 – Mosteiro de São Bento, em São Paulo, vende suas terras à Fazenda Nacional.

Nelas vão ser criados os Núcleos Coloniais

de São Bernardo e de São Caetano.

1917– Corinthians FC, de São Bernardo, hoje Santo André, elege nova diretoria: presidente, Antonio Bolognese; vice-presidente, José Rocco; 1º secretário, Gregório Manetti;

2º secretário, Oscar Monteiro; 1º capitão, João Daniel; 2º capitão, Alcebiades Pezzolo; fiscal, Júlio Muster; tesoureiro, Carmine Rossini; diretor esportivo, João Rossini.

 

Santos do Dia

Antonio Maria Zacaria (Itália, Cremona, 1502 – 1539). Médico e sacerdote. Fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, conhecidos como Barnabitas, com a finalidade de restaurar o fervor do Clero e do laicato. Atribui-se a ele a instituição das 40 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 5 de julho:

Na Bahia, Angical, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Cândido Sales, Iraquara, Santa Cruz da Vitória e Souto Soares

No Ceará, Beberibe, Poranga e Sobral

No Maranhão, Buriti Bravo

Em Rondônia, Cabixi

Em São Paulo, Fernando Prestes

No Espírito Santo, Fundão

No Rio de janeiro, Itaguaí

No Rio Grande do Norte, Luís Gomes e Santo Antônio

No Piauí, São João do Piauí




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;