Nacional Titulo
Parada Gay reúne 20 mil pessoas em Brasília
Por Da Agência Brasil
25/06/2006 | 19:54
Compartilhar notícia


Cerca de 20 mil pessoas participaram na tarde deste domingo da 9ª Parada do Orgulho LGBTS (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes) de Brasília, que aconteceu em frente ao Congresso Nacional.

O lema da Parada foi o voto consciente, em referência a uma campanha para que os homossexuais dêem preferência a candidatos que se comprometam com os interesses da comunidade, entre eles a união civil de pessoas do mesmo sexo.

Para o presidente da ONG Estruturação, Welton Trindade, o objetivo é alertar para a necessidade de respeitar a cidadania dos homossexuais.

"É um absurdo eleger pessoas que são contra a democracia, contra os direitos humanos. Estamos mobilizando milhares de gays, lésbicas, homossexuais e transexuais para votar em quem nos respeita", afirmou.

Trindade lembrou que o projeto de legalização da união civil está há 11 anos no Congresso e informou que a comunidade também reivindica políticas contra a violência e pela inclusão, nas áreas de saúde, educação e trabalho.

Três trios elétricos animaram a caminhada, que terminou diante da Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. "O papel desse evento, como a maior manifestação de direitos humanos de Brasília, é mostrar que a gente existe e que a gente exige respeito", explicou o relações públicas da Estruturação, Julio Cardia.

Alice Bombom, artista de Brasília, participou da Parada e disse acreditar que a cada ano a população está com a mentalidade mais aberta para a questão do homossexualismo. "A gente está lutando para votar consciente, para ter um Brasil melhor e tentar acabar com o preconceito, que ainda é muito grande no Brasil", concluiu.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;