Cultura & Lazer Titulo
Pensamentos Instigantes traz Heidegger e o Teatro nesta terça
Por Das Agências
27/11/2006 | 17:53
Compartilhar notícia


O programa Pensamentos Instigantes, realizado pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) traz nesta terça-feira, às 19h30 o debate Heidegger e o Teatro, com a presença da filósofa e professora Conceição Neves Gmeiner e do ator Walmor Chagas. O debate será mediado pelo psicólogo e arteterapeuta Claudio Bergamo.

Considerado como um dos mais originais filósofos do século XX, o alemão Martin Heidegger desenvolveu a fenomenologia existencial. Em sua principal obra, Ser e Tempo (1927), Heidegger elabora a questão da existência do ser humano. Os seres são, segundo o filósofo, colocados num mundo que não fizeram, mas que é constituído de coisas potencialmente úteis, incluindo objetos naturais e culturais.

Como estes objetos chegaram à humanidade vindos do passado e são usados no presente para atingir objetivos futuros, Heidegger defendeu uma relação fundamental entre o modo de ser dos objetos, a humanidade e a estrutura do tempo.

Em sua apresentação, Conceição Neves Gmeiner deve enfocar alguns conceitos fundamentais da filosofia heideggeriana, como o binômio essência / existência, ser-no-mundo e ser-mundo, ser-com e ser-si-mesmo, a estrutura fundamental do projeto humano, os caminhos do homem: os caminhos da aventura e os caminhos do encontro.

O encontro Heidegger e o Teatro acontece na sala de cinema, com entrada gratuita, sendo que as senhas para o evento devem ser retiradas na bilheteria do CCBB-SP, com uma hora de antecedência. O CCBB fica na Rua Álvares Penteado, 112 (Centro, São Paulo, próximo às estações Sé e São Bento do Metrô, tels.: 11 3113-3651 / 3113-3652).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;