D+ Titulo
Perigo: fura-olho na área
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/04/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Não há no dicionário significado para a expressão popular ‘fura-olho', mas nem é preciso. Todo mundo sabe que é usada para aquele que trai, que passa a perna, dá uma rasteira no amigo ou amiga.

Muita gente já passou pela situação de estar de olho num gato ou gata e comentar com o amigo, que se apressa ou aproveita que o(a) interessado(a) não foi à balada e fica com o amado ou amada antes dele(a). Esta megafuração de olho ninguém esquece!

Foi o que aconteceu com uma colega da Carolina Maia, 17 anos. "Ela marcou de ficar com o carinha e contou para a amiga, que ficou com ele antes. "Isso é muita sacanagem, egoismo e traição", afirma a garota. Apesar da furação ser considerada péssima atitude, Beatriz Bitencourt, 14, lembra que acontece muito mais do que se imagina. "Tem gente que faz questão de magoar o outro, faz de propósito."

Mas, às vezes, ocorre sem querer. "Pode rolar de ficar com uma menina e não saber que seu amigo está a fim dela. Daí não acho que é sacanagem", diz Tales Galvano, 16, que já passou por situação parecida. Nesse caso, o amigo desencanou da garota e tudo bem.

E quando se ama? - Ficar, nada mais é do que experimentar, certo? Na adolescência, principalmente, é muito comum. Talvez, por isso, role furação de olho adoidado nessa fase. O problema é quando começa a surgir um sentimento forte, amor mesmo! Aí vira traição e daquelas bem cabeludas.

Quando Oscar Brandtneris, 17, chegou à nova escola, as meninas ficaram alucinadas. Mayara Barros, 17, foi a primeira a ficar com ele. A amiga Nathalia Santos, 16, ficou chateada, mas respeitou; afinal, ela tinha achado o garoto bonito e só. "Não podia fazer nada, ele nem sabia de mim ainda", diz.

Depois que Oscar e Mayara desencanaram um do outro, Nathalia foi à luta e começou a namorar o garoto. Eles estão juntos há um ano e sete meses. "Quando gostamos mesmo de alguém, não aceitamos mais furação de olho", garante Oscar. Tanto que está tudo bem entre Mayara, Oscar e Nathalia, que são amigos. "Eu namoro, e fico feliz em ver que eles deram certo", diz Mayara.

Sem essa de competição
"Quem fura o olho de alguém só para ver o mal do outro não é amigo", explica Ailton Amélio, especialista em amor e relacionamentos. Segundo o psicólogo, uma furação de olho pode ir desde a perda da amizade até vingança, virando uma competição de quem fica com quem primeiro. "É preciso levar em consideração todas as consequências possíveis e irreversíveis; portanto, antes de qualquer coisa, a pessoa deve avaliar o real sentimento do colega."

E quem fica mais chateado? "Eu acho que são as meninas. Ficamos remoendo tudo, e é difícil de esquecer", afirma Bruna Ferreira, 17. Na opinião de Raphael Martins, 17, os meninos, em geral, conseguem levar a situação de forma mais tranquila. Para ele, não é uma ‘ficada' que vai estragar uma amizade. "Desde que não esteja gostando de verdade da garota", ressalta.

Ex é mesmo ex? - Tem gente que fica irado quando o amigo ou amiga fica com um ex. Na opinião de Milena Marques, 16, depende da situação. "Se a amiga terminou mesmo e jura que não sente mais nada, não acho problema em ficar. Ainda mais se rola uma paixão forte. Mesmo assim, é bom dar um bom tempo antes."

Na telona e na telinha
O tema é explorado em séries, novelas e filmes. Em Viver a Vida, tem gente até furando o olho da própria prima (na verdade, são duas; Malu e Betina, Soraia e Dora). Em Malhação, Nanda tentou acabar com o namoro da irmã Cristiana com Bernardo. Ela até arrancou um beijo dele só para a irmã ver.

Na primeira temporada da série Gossip Girl, Serena fura o olho de Blair, melhor amiga de infância. Ela bebe e fica com Nate, namorado dela. No decorrer rolam outras confusões.

No filme Simplesmente Amor (2003), Mark é apaixonado por Juliet, que se casa com seu melhor amigo. Trama parecida rola em O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997), em que Julianne é convidada para ser madrinha do casamento do amor da sua vida, Michael. Aceita com segundas intenções.

Em Meninas Malvadas (2004), Cady é matriculada em uma nova escola e passa a fazer parte do grupo de meninas populares. Mas, apaixona-se pelo ex-namorado da líder das garotas e tudo começa a ficar complicado para ela.

Rola até com celebridades
Vira e mexe aparece a notícia de que um ator terminou o namoro e já engatou romance com a outra, que é ex do cara que trabalhou com ele. Isso não quer dizer, necessariamente, que alguém tenha furado o olho do outro de propósito. É que as celebridades se esbarram tanto em festa, prêmios e bastidores que isso rola.

Miley Cyrus, por exemplo, já deu entrevistas dizendo que Nick Jonas é o cara com quem gostaria de se casar um dia. Tanto que eles já namoraram por, pelo menos, duas vezes. Além de Miley, Nick também já namorou Selena Gomez, amiga (ou ex-amiga) da moça. Rolou até uns boatos de que as duas brigaram por ele.

Outro casal que deu o que falar foi Joe Jonas e Taylor Swfit. Eles namoraram um tempo e terminaram. Logo depois Joe - que já estava saindo com Camilla Belle - postou no Twitter: "Algumas coisas eu vou dizer do fundo do meu coração. Eu nunca traí uma namorada. Talvez existam razões para um término. Talvez o sentimento tenha mudado. Estou muito magoado que alguém possa pensar isso de mim." Hoje Joe está com Demi Lovato, que já foi cunhada da Miley, quando ela namorou o irmão da atriz, Trace Cyrus. Ufa!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;