Cultura & Lazer Titulo
Novo J.K.Rowling reúne fábulas
06/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Mal secaram as lágrimas dos fãs de Harry Potter por causa do fim da série, que teve o último livro lançado no ano passado, a autora J.K. Rowling resolveu tirar mais um docinho do seu forno bruxo. Já está nas livrarias de todo mundo Os Contos de Beedle, O Bardo (Editora Rocco, 128 págs., R$ 24,50), um pequeno volume com cinco contos da autora inglesa, que trafega no universo do famoso personagem infanto-juvenil.

Nestes tempos em que a tecnologia domina cada vez mais o dia-a-dia das crianças, Rowling encanta ao aparecer com um livro que é praticamente vintage.

De início, Os Contos de Beedle foram criados para um volume manuscrito e ilustrado pela própria autora, do qual ela faria apenas sete cópias para presentear amigos - a própria história do livro parece um enredo de fábula.

Logo depois, a autora resolveu leiloar um dos exemplares, e doar o dinheiro para a Children's High Level Group, instituição fundada por ela que trabalha pelo bem-estar de crianças em situação de risco, especialmente no Leste Europeu.

Esse único exemplar, arrematado pela Amazon em dezembro de 2007, arrecadou US$ 4 milhões. Agora, com o livro sendo lançado para muitos, o dinheiro da venda vai, também, para a CHLG.

O livro será lançado hoje em 23 idiomas e a primeira tiragem brasileira, novamente com tradução de Lia Wyler, tem 250 mil exemplares.

Quem leu Harry Potter e As Relíquias da Morte deve se lembrar de Beedle, o bardo - segundo a trama, um bruxo misterioso que viveu no século 15. Uma de suas histórias, O Conto dos Três Irmãos, é usada para conduzir aos terríveis acontecimentos que levam ao desfecho da saga do jovem bruxo Potter, e agora é reproduzido no novo livro.

Histórias "traduzidas das runas" pela personagem Hermione Granger, Os Contos de Beedle são apresentados no livro com notas de rodapé "escritas" por Alvo Dumbleodore, o lendário diretor da escola de bruxaria de Hogwarts, onde Harry Potter estudou).

São, em resumo, contos de fadas para pais bruxos contarem para filhos bruxos antes de dormir.

Para os iniciados no universo Harry Potter, são textos cheios de curiosidades sobre a personalidade de Dumbledore, o personagem preferido de Rowling.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;