Setecidades Titulo
Samba invade as estreitas ruas de Paranapiacaba
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
16/02/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


A avenida invadiu as estreitas ruas da Vila Histórica de Paranapiacaba, ontem, com o desfile de duas escolas de samba. Acadêmicos da Vila São João, de Mauá, e Leões do Vale, de Santo André, trouxeram para ruas do povoado suas baterias, passistas e muita cor.

O evento, programado para começar às 14h, teve início com duas horas de atraso. Muita gente, passeando pelo local, foi pega desprevenida, caso de Maria dos Santos, vinda de São Paulo, que se animou a acompanhar o cortejo, iniciado quando ela estava de partida: "Não sabia que ia ter desfile aqui. Acho que faltou divulgação, até aqui na vila mesmo."

A Polícia Militar contabilizou dois mil turistas. As agremiações foram acompanhadas por mais de cem pessoas no trajeto, que partiu do Largo dos Padeiros e findou no clube União Lyra-Serrano.

O trajeto de cada escola durou quase meia hora. Nas casas da Vila, moradores espiavam pela janela e logo saiam para dançar, fazendo coro com os que já seguiam o cortejo. Cada escola tocou seu samba enredo de 2010, com equipe reduzida de passistas composta por todas as alas das escolas.

Cheios de sprays de espuma, os foliões organizavam um cortejo animado, em que até autoridades brincaram e pularam Carnaval.

Shirley Zwaan, que foi com a família assistir os desfiles, contou que a simpatia e o intimismo da Vila foram fundamentais para a animação. "Aqui é mais seguro também", observou.

Para Nilson Bonome, secretário de Finanças de Santo André, o dia foi de alegria. "Na avenida, as escolas concorrem a títulos. Aqui, é pura diversão. Essa ação é importante para trazer o Carnaval para quem fica isolado na Vila e para incentivar o turismo em Paranapiacaba."

Os comerciantes locais ficaram surpresos com o número de turistas. "Por causa do festival de inverno do ano passado, que foi fraco, achei que não viria ninguém. Poderiam também colocar músicas e outras atividades enquanto as escolas não se apresentavam", disse Geinifer Magno da Silva.

O Carnaval de Paranapiacaba se encerra hoje com o desfile do Bloco Bruacas, em que homens ganham as ruas fantasiados de mulheres, que sai do Largo dos Padeiros, às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;