Economia Titulo
UniABC terá banco de dados em um mês
Carolina Rodriguez
Da Redaçao
03/10/2000 | 00:33
Compartilhar notícia


O Grande ABC tem um grande mercado consumidor e mao-de-obra qualificada para resgatar sua liderança econômica e tecnológica no país. Este foi um dos aspectos levantados pelo Instituto de Pesquisas e Extensao em Ciências Administrativas, Econômicas e Sociais (Ipeas), da Universidade do Grande ABC (UniABC), de Santo André, durante coleta de informaçoes para a criaçao de um banco de dados sobre a regiao. As informaçoes coletadas estarao à disposiçao no site da universidade (www.uniabc.br) e nas bibliotecas municipais e de instituiçoes de ensino dentro de um mês.

"Estao aparecendo outras regioes industriais no país, mas o Grande ABC ainda é muito promissor. O que devemos fazer agora é buscar alternativas de crescimento. Temos uma grande estrutura já montada com indústrias, estabelecimentos comerciais, mao-de-obra capacitada e mercado consumidor. O que acontece é que, com a globalizaçao, o mercado ficou bastante competitivo, exigindo que as empresas invistam em tecnologia", disse o coordenador do Ipeas, Edmilson Costa.

Os dados estao sendo coletados há um ano por uma equipe de cinco professores da universidade a partir de fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundaçao Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande Sao Paulo (Emplasa), prefeituras e órgaos municipais. De acordo com o coordenador, 70% do trabalho está pronto e o objetivo é montar um banco de dados com informaçoes específicas sobre o Grande ABC.

"Estamos fazendo um mapeamento da regiao para disponibilizar informaçoes confiáveis, corretas e sistematizadas nao só para professores, estudantes e formadores de opinioes, como também para toda a sociedade", disse Costa. O banco de dados terá informaçoes sobre aspectos físicos, demográficos, políticos, socioeconômicos, atividades de serviço, transporte, habitaçao, saúde e finanças públicas municipais.

Após a conclusao da pesquisa e a publicaçao das informaçoes, o Ipeas pretende promover debates sobre temas específicos da regiao entre professores, empresários, estudantes e representantes das prefeituras a fim de discutir novas metas de desenvolvimento para o Grande ABC. "Precisamos unir representantes de todos os setores. Essa integraçao é essencial para resgatarmos a regiao".

Para o próximo ano, o instituto deverá editar uma publicaçao chamada Perfil do Grande ABC, com todas as informaçoes do banco de dados, mas a forma de comercializaçao ainda nao foi definida pela equipe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;