Setecidades Titulo
Crianças têm aula de trânsito em minicidade do Sabina
Por Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
27/04/2007 | 07:25
Compartilhar notícia


É em uma bonita cidade cenográfica na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, que crianças, jovens e adultos terão aulas de trânsito e cidadania. A Escola Pública de Trânsito, inaugurada quinta-feira, será mais um instrumento para a continuidade de projetos pedagógicos de educação urbana e de trânsito de escolas das redes pública e privada de ensino. A minicidade ocupa 2,4 mil m² do parque.

A proposta faz parte de uma parceria entre a Prefeitura e a ONG internacional GRSP (Global Road Safety Paternership) e tem como objetivo formar cidadãos conscientes com ações preventivas e educativas. “Não queremos formar pequenos motoristas, mas, sim, incentivar a cidadania”, explica a secretária de Obras e Serviços Públicos Miriam Mos Blois.

Os alunos da Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) Cidade Takasaki, no Jardim Alzira Fanco, foram os primeiros a conhecer a Escola Pública de Trânsito, quinta-feira. Ao mesmo tempo em que reconheciam Santo André nos 88 prédios que recriam a cidade, as crianças de 9 e 10 anos puderam colocar em prática os conceitos aprendidos na sala de aula.

Na minicidade é possível identificar o Paço Municipal, o calçadão da Oliveira Lima, a igreja do Carmo e o Parque Central. Cada prédio tem até 2,5 metros de altura. O projeto foi feito pelo cenógrafo Marcelo Oka, o mesmo que criou o cenário do programa Rá-Tim-Bum da TV Cultura.

Acompanhada dos monitores do Sabina, as crianças andam de bicicleta na ciclovia, mas sempre lembrando que nunca devem pedalar no sentido oposto dos carros. Depois, passeiam a pé pelas calçadas quase de verdade. E, antes de atravessar as ruas, param, olham para a esquerda e para a direita para ver se não tem nenhum carro passando. “A gente aprendeu tudo isso na escola antes de vir para cá”, comenta a empolgada Vanessa da Costa Silva, 9 anos.

A Sabina Parque Escola do Conhecimento fica na Rua Juquiá s/nº, no bairro Paraíso. A partir de sábado será aberto ao público. O valor da entrada é R$ 10.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;