Cultura & Lazer Titulo
Morre a jornalista e escritora Helena Salém
Por Do Diário do Grande ABC
25/08/1999 | 10:35
Compartilhar notícia


O último projeto da jornalista e escritora Helena Salém era dirigir, com o cineasta José Joffilli um documentário sobre as religioes neste fim de milênio. Mas ela morreu nesta terça-feira (24), no Rio, depois de lutar oito anos contra um câncer linfático e a favor das coisas que mais prezava na vida: as duas filhas Dina e Tatiana, o cinema e a cultura brasileira.

O amor à vida levou Helena ao Oriente Médio, durante a Guerra do Yom Kippur, em 1973, como a primeira brasileira correspondente de guerra.

Judia de sobrenome árabe, defendeu os palestinos e nunca mais parou de escrever sobre as causas em que acreditava, nos vários livros que escreveu e jornais e revistas por onde passou.

O último foi o jornal O Estado de S. Paulo, onde públicou reportagens sobre festivais de cinema, entrevistas com atores e diretores e críticas de filmes. Uma delas, sobre O Que é Isso Companheiro? foi citado pela crítica cinematográfica do The New York Times. Os livros dela sobre cinema e a questao judaica também sao referência para quem quer refletir sobre o tema.

Helena foi enterrada nesta quarta, no Cemitério Israelita do Rio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;